Arquivos

Categorias

Cidade Industrial de Curitiba recebe quatro Unidades Paraná Seguro

http://youtu.be/7WQ-FQ6vimk

Mais de 1.300 policiais ocuparam nesta terça-feira, 17, diversas áreas da Cidade Industrial de Curitiba, o maior bairro da capital paranaense, e iniciaram a implantação de quatro Unidades Paraná Seguro.

As novas unidades estão sendo instaladas nas vilas Sabará, Verde, Nossa Senhora da Luz e Caiuá.  A CIC concentra 17% dos homicídios da capital e 9% da população curitibana. São 180 mil moradores nas vilas.O projeto do Governo do Estado reforça as ações de policiamento comunitário e assegura acesso dos moradores da região a serviços e equipamentos públicos, em parceria com a prefeitura de Curitiba.

O início da instalação das novas UPS se deu com uma megaoperação policial a partir das 7 horas, com abordagens, ronda e bloqueio das ruas do bairro.

Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão. Participam da ação a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal de Curitiba.

“A entrada das UPS na Cidade Industrial de Curitiba hoje é um divisor de águas. O ingresso das forças de segurança em caráter permanente vai representar um novo momento para o bairro”, disse o secretário de Segurança, Reinaldo de Almeida Cesar.

A CIC vai contar ainda com um Batalhão de Polícia Militar exclusivo para o bairro, em razão da grande extensão territorial e alta densidade populacional. O comandante-geral da Polícia Militar, Roberson Bondaruk disse que o 23.º Batalhão deve começar a funcionar nas próximas semanas.

NOVAS UPS – A ação policial realizada em Curitiba faz parte do pacote de medidas do Governo do Estado que prevê, além da contratação de profissionais de segurança pública e compra de equipamentos e viaturas, a implantação de 10 UPS até o fim deste ano na capital.

A instalação das unidades é feita estrategicamente em áreas que apresentam alto índice de criminalidade, garantindo presença constante da polícia perto do cidadão. Preliminarmente, é feito um trabalho de inteligência policial, para neutralizar as ações de traficantes.

Após a primeira fase, de reforço policial e prisões de traficantes e homicidas, as bases começam a receber outros serviços públicos. São, também, passadas orientações sobre como agir em casos de violência doméstica, violência contra crianças, crianças desaparecidas e outros.

O Instituto de Identificação deve ir até o local para facilitar a emissão de carteira de identidade para quem perdeu, extraviou ou precisa tirar a primeira via do documento.

O início da implantação das UPS ocorreu em março deste ano, com a primeira unidade no bairro Uberaba, em Curitiba. Em maio, foi a vez do bairro Parolin, receber uma base.

Nos dois casos, os índices de criminalidade tiveram queda expressiva, com redução de homicídios, crimes contra o patrimônio e tráfico de drogas.

“Todos os indicadores mostram queda nos crimes patrimoniais e confiança por parte da população. O único índice que cresceu no Uberaba e no Parolin nos últimos meses foi a denúncia da violência doméstica, porque as pessoas começam a ter maior grau de confiança e credibilidade em relação às instituições policiais”, informou Almeida Cesar.