Cida chegou do interior na tarde de sábado, passou rapidamente no Palácio Iguaçu para despachos rotineiros e pegou a estrada para Itaperuçu, cidade na região metropolitana que foi castigada por fortes chuvas na noite de terça. A governadora fez questão de ir ao município para acompanhar de perto os trabalhos da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Copel e Sanepar no atendimento às mais de 2.500 pessoas afetadas.
“A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão trabalhando para auxiliar rapidamente as famílias e reduzir os impactos causados pelas chuvas”, disse. “Além disso, equipes da Secretária de Estado da Saúde também estão dando ao município todo suporte necessário”, acrescentou.
Cida chegou ao município pouco depois das 18h e permaneceu na cidade conversando com a população e acompanhando os trabalhos das esquipes até depois das 22h.
“Foi uma catástrofe muito forte e eu agradeço muito esse auxílio do Governo do Estado, que é muito importante nessa hora de grande dificuldade”, disse o prefeito de Itaperuçu, Helio Vieira Guimarães.
Na tarde deste sábado, a Defesa Civil enviou 3 mil telhas e lonas para cobrir as casas. O órgão orienta que as pessoas prejudicadas busquem por informações e apoio junto às equipes do Estado e do município.
DANOS – De acordo com a Defesa Civil, as chuvas e ventos destelharam 500 residências (200 totalmente e 300 de forma parcial). Há 32 famílias desabrigadas e duas mortes foram confirmadas. A governadora foi ao velório de uma das vítimas.
A moradora Rosemary Valente dos Santos França teve a residência parcialmente destruída pelo temporal. “Eu estava com meus três filhos quando de repente tudo escureceu. Chegou um vendaval e carregou o telhado e os vidros da minha casa. Fiquei desesperada. Aqui está tudo molhado e destruído, mas graças a Deus estamos com vida”, disse. A família já foi atendida pelas equipes e conseguiu colchões secos.
Os ventos também afetaram duas escolas, um posto de saúde, estabelecimento comerciais e um hospital de Itaperuçu. Os pacientes foram remanejados para hospitais nos municípios de Rio Branco do Sul e Almirante Tamandaré.
Em Rio Branco do Sul, onde a situação é menos grave, 100 casas foram afetadas.
ENERGIA E ÁGUA – A Copel informou que 50% da energia já foi restabelecida na região. Até a noite deste sábado cerca de 5 mil unidades consumidoras em Itaperuçu permaneciam sem energia elétrica. A Sanepar também atua para regularizar o abastecimento de água. Foram enviados cinco caminhões-pipa à região.
Tanto a água quanto a energia deve ser regularizadas integralmente no domingo (2), segundo as duas companhias.
De acordo com o Simepar, nesta noite há chances de chuvas localizadas e fracas nas regiões afetadas. No domingo (2), chuvas fracas também podem ocorrer.
Deixe um comentário