A ex-governadora Cida Borghetti visitou nesta sexta-feira (08) as instalações da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e da Mitsubishi Eletric, em Tóquio e reforçou a importância de estreitar relações para a troca de conhecimentos e tecnologias. Cida está em missão internacional a convite do governo japonês e tem uma ampla agenda econômica, social e cultural.
Na Mitsubishi Eletric, acompanhada do gerente da divisão das Américas, Kazuhiro Murakami e pelo secretário de comunicação para o Exterior, Daisuke Kashibuchi a ex-governadora conheceu soluções inovadoras de nanotecnologia e de painéis de led. Também recebeu informações de tecnologias para aproveitar o melhor usa de energia.
“O intuito da visita foi conhecer, principalmente, as tecnologias mais eficientes e econômicas para geração de energia de fontes renováveis como solar e de biogás,”, explicou Cida Borghetti que foi a primeira autoridade brasileira a conhecer as instalações da empresa japonesas.
Em maio do ano passado, a ex-governadora Cida Borghetti assinou a adesão do Paraná ao convênio ICMS 16/15 do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) que garante benefícios aos microgeradores de energia do Estado. Isso permitiu ao Paraná isentar de ICMS o fornecimento de energia elétrica produzida por mini e microgeração. Uma demanda antiga do setor produtivo estadual, que está estimulando investimentos em projetos de energia solar, eólica, hídrica e de biomassa.
RADAR- Durante reunião na Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) foram reforçadas as parcerias entre o Paraná e a empresa Japan Radio Company (JRC) que cedeu o radar meteorológico de alta precisão Banda X.
MUSEU – Na parte da manha a ex-governadora do Paraná visitou o Museu Nacional do Território Japonês e Soberania. Cida foi recebida pelo diretor do Museu, dr Konishi, no prédio onde já funcionava a antiga Prefeitura de Tóquio.
Deixe um comentário