Arquivos

Categorias

Cida participa da Festa do Boi no Rolete em Marechal Cândido Rondon

A governadora Cida Borghetti participa da 39ª Festa Nacional do Boi no Rolete, ponto alto das comemorações dos 58 anos da emancipação político-administrativa de Marechal Cândido Rondon, na região oeste do Paraná. Mal. Cândido Rondon, 29-07-18. Foto: Arnaldo Alves.

A governadora Cida Borghetti participou neste domingo (29) da 39ª edição da Festa Nacional do Boi no Rolete, em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Estado. Reconhecida como uma das principais festas gastronômicas do País, a festa faz parte da programação da Expo-Rondon, que começou na quarta-feira (25) e reuniu 70 mil pessoas.

O evento, realizado no Centro de Eventos Werner Wanderer, contou com exposições agropecuárias, shows, rodeio e atrações gastronômicas. “É uma festa popular e emblemática de Marechal Cândido Rondon. Além do Boi no Rolete que é servido à população, tem uma ação social muito importante, que gera oportunidades de desenvolvimento e movimenta os negócios da região”, afirmou a governadora Cida Borghetti.

Para atender todos os visitantes, foram preparados 58 bois, número que simboliza a idade da cidade. A cada ano o número de bois aumenta.”Esta é a maior festa do Oeste do Paraná, que reúne muitas atrações e visitantes de diversas cidades. Este ano realizamos a maior feira da história do município”, disse o prefeito Marcio Rauber.

ANIVERSÁRIO – A cidade de Marechal Cândido Rondon era distrito de Toledo até 1960. A Vila General Rondon foi colonizada por alemães e mantém as características em sua cultura. O município figura entre as melhores cidades entre 50 mil e 100 mil cidades para se envelhecer.

O Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, divulgado ano passado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), colocou Marechal Cândido Rondon na 27ª posição entre as 348 cidades brasileiras do mesmo porte. Os municípios foram classificados segundo sete variáveis: Indicadores Gerais; Cuidados de Saúde Bem-Estar; Finanças; Habitação; Educação e Trabalho e Cultura e Engajamento, que receberam pesos com base nas principais necessidades da população na terceira idade.