A governadora Cida Borghetti inaugurou nesta quinta-feira (8) a terceira Unidade Paraná Seguro (UPS) em Cascavel, instalada no bairro Santa Cruz. Cerca de 35 mil moradores da região serão atendidos. “A população vai encontrar aqui homens e mulheres treinados e capacitados para promover a segurança pública de todos da comunidade. Com essa unidade, que já está em funcionamento, estamos aproximando ainda mais os cidadãos da polícia”, disse Cida.
O secretário de Segurança Pública, Júlio Reis, ressaltou que a unidade tem como foco o policiamento comunitário. “Os policiais estão próximos e conhecem as famílias, e isso é muito benéfico, pois contribui para reduzir ainda mais os índices de criminalidade”, disse ele.
ESTRUTURA – A obra foi custeada com recursos municipais e teve apoio da comunidade local e do Estado. No espaço de 190 metros quadrados há salas, banheiros, cozinha e alojamento para os policiais que estiverem de serviço. Tem ainda ampla área nos fundos que pode ser utilizada para atividades externas.
“Essa terceira unidade de UPS é mais uma grande conquista para Cascavel, fruto de um trabalho em conjunto da população, da prefeitura e do Governo do Estado, que não mediu esforços para fazer investimentos aqui”, disse o prefeito da cidade, Leonaldo Paranhos.
PARANÁ SEGURO – A primeira UPS de Cascavel, que foi também a primeira do Interior do Estado, foi instalada em 2012 no bairro Jardim Interlagos. A segunda, entregue em abril de 2017, é a do Jardim Universitário.
Hoje, o Paraná tem 16 Unidades Paraná Seguro. São dez na capital paranaense, duas na Região Metropolitana de Curitiba (Colombo e São José dos Pinhais) e quatro no Interior – uma em Londrina e três em Cascavel.
A comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Audilene Dias Rocha, disse que a iniciativa tem dado certo, não só em Cascavel, mas em todo o Estado, em função do envolvimento da comunidade. “Além de policiais com perfil adequado, a parceria da comunidade tem sido essencial para o sucesso do projeto”, afirmou.
Ela também lembrou que as UPS são implantadas com base em alguns critérios. “Verificamos o índice de criminalidade da região, o quantitativo de população e o risco a que são submetidas as pessoas de determinada comunidade”, disse.
Deixe um comentário