O início da esperada obra do viaduto da Avenida Costa e Silva, em Foz do Iguaçu é uma questão de dias, afirmou a governadora e candidata à reeleição Cida Borghetti (coligação PP-PSDB-PTB-PROS-PMB-PMN-DEM), neste domingo (16), em café da manhã com cerca de 400 mulheres. Ao lado do candidato ao senado, Alex Canziani (PDT), e da primeira-dama da cidade, Rosa Maria Jeronymo Lima, Cida anunciou a homologação da licitação da obra.
Nos próximos dias a empresa depositará a caução e apresentará o plano de trabalho para a assinatura do contrato.
O investimento será de R$ 15,8 milhões, o teto do edital era R$ 20 milhões e a empresa vencedora ofereceu um desconto de 20% no valor final.
“Agora é uma questão de dias para que as máquinas possam chegar e começar a tão sonhada obra que vai mudar a vida da cidade”, disse Cida.
O viaduto irá eliminar engarrafamentos e aumentar a segurança em um dos principais acessos da cidade.
A BR 277 será elevada, permitindo que embaixo dela seja construída uma rotatória, o que possibilitará separar o trânsito da rodovia do urbano.
“A população espera há mais de 20 anos por esse viaduto. Além de segurança ele contribuirá com o desenvolvimento de Foz do Iguaçu, essa cidade referência mundial em turismo”, afirmou Cida.
Também participaram do evento a ex-prefeita Ivone Garofani, secretários municipais, vereadores, candidatos da chapa e lideranças da região.
MAIS OBRAS- Os trâmites para que a segunda ponte Brasil- Paraguai, por Foz do Iguaçu, seja de fato construída também estão bem evoluídos, informou Cida.
Na semana passada, a governadora reuniu-se com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benite e com ministros de estado para discutir os projetos da obra. A princípio a construção da nova ponte será de responsabilidade da Itaipu Binacional, aproveitando a licitação realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnite). A obra está estimada em 70 milhões de dólares.
A Ponte da Amizade ficará exclusiva para pedestres e turistas. A segunda ponte receberá o tráfego pesado e dará mais mobilidade ao escoamento da produção.
“A segunda ponte é fundamental para ambos os países. Há mais de 50 anos dependemos da Ponte da Amizade para servir à população e ela não suporta mais o trânsito de pedestres, turistas e caminhões. Precisamos urgente resolver essa situação, mas acredito que dentro de pouco tempo ela se torne realidade”, declarou Cida.
Foz do Iguaçu também receberá um condomínio exclusivo para idosos, pelo programa Morar Bem Terceira Idade. O condomínio, projeto criado pela governadora com inspirações em projeto similar de Piauí, terá 40 unidades com estrutura 100% adaptada para atender as necessidades dos moradores. Também contará com equipe multidisciplinar 24 horas para auxílio dos idosos.
O projeto está sendo desenvolvido pela Companhia Paranaense de Habitação e é voltado à pessoas de baixa renda. Além de Foz, serão construídos condomínios em Jaguariaíva, Prudentópolis, Ponta Grossa, Irati, Piraquara e Telêmaco Borba.
Deixe um comentário