A governadora Cida Borghetti confirmou nesta segunda-feira (30) a criação da Secretaria da Administração Penitenciária. A pasta será comandada pelo coronel da Polícia Militar, Élio de Oliveira Manoel, desvincula a gestão do sistema penal da pasta da segurança pública e institui uma unidade de gestão específica para tratar de assuntos relacionados às penitenciárias e unidades prisionais.
Cida fez questão de destacar, durante reunião de integração das forças de segurança estaduais, que a nova pasta não representa custos adicionais já que vai aproveitar toda estrutura existente no setor. A governadora determinou agilidade na conclusão das obras de presídios em andamento, na construção de novas unidades e na redaução do número de presos em delegacias, com uma interação maior com o Tribunal de Justiça do Paraná.
“Estamos unindo forças e propondo uma maior integração entre as polícias, para dar uma resposta eficaz à população quando o assunto é a segurança pública e administração penitenciária”, afirmou Cida. Ela acrescentou que o objetivo é tornar a administração pública cada vez mais eficiente. “Queremos trabalhar para as pessoas. Por isso, estamos abertos para ouvir as demandas e priorizar uma gestão eficiente, transparente e que atenda as necessidades da população”.
De acordo com o coronel Élio de Oliveira Manoel a missão é encontrar soluções e agilizar a abertura de novas vagas no sistema penitenciário do Estado, além de promover uma gestão humanizada da população carcerária, com ênfase na ressocialização dos presos. Antes de comandar a nova pasta, o coronel foi chefe da Casa Militar do Governo do Paraná e do gabinete Militar da Assembleia Legislativa do Paraná, além de compor o Estado Maior da PM.
Deixe um comentário