A vice-governadora Cida Borghetti participou nesta segunda-feira (27) das atividades referentes ao Dia Nacional de Luta Contra o Câncer de Mama (27 de novembro). A data foi lembrada com uma série de atividades e ações de orientação sobre saúde preventiva, em evento promovido na Boca Maldita, principal ponto de encontro na região central de Curitiba. O evento é organizado pela ONG Instituto Humsol com o apoio do Governo do Paraná.
A data é marcada todos os anos com mobilizações para ressaltar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado ao câncer que mais atinge mulheres no Brasil.
“A simbologia do laço cor-de-rosa é para chamar a atenção de toda a sociedade em prol da saúde de mulheres e homens que podem ser acometidos por esta doença. Municípios de todo o estado, secretarias de Governo e demais órgãos estão se mobilizando para orientar os sintomas e tratamento do câncer de mama”, afirmou a vice-governadora que foi a autora da lei que instituiu a data no Paraná, quando era deputada estadual. A legislação paranaense serviu de referência para a data nacional.
DADOS – O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que até o final deste ano o Paraná registre 3.730 casos novos de câncer de mama. No Brasil esse número pode chegar a quase 58 mil.
“Realizamos no Paraná, no primeiro semestre deste ano, mais de 200 mil mamografias garantindo acesso a diagnóstico e tratamento de qualidade”, ressaltou a vice-governadora.
Deixe um comentário