Cida Borghetti foi reeleita conselheira do Comitê dos Italianos no Exterior (Com.it.es) para Paraná e Santa Catarina. O anúncio oficial foi feito nessa segunda-feira (20) pelo cônsul Enrico Moro. O grupo de candidatos liderado pela vice-governadora, e apoiado pela deputada italiana Renata Bueno, aumentou a representatividade no órgão, saltando de uma cadeira para quatro. O Com.it.es representa italianos que vivem no Brasil e descendentes com cidadania junto ao Consulado e ao Governo Italiano.
Junto com Cida Borghetti foram eleitos o empresário Roberto Castagnaro, o médico Vicente Augusto Caropreso e a arquiteta e urbanista Luciana Casagrande Pereira. “Aumentamos a nossa representatividade. Agora vamos trabalhar juntos pelo compromisso de fortalecer a interlocução com o Consulado e com o Governo Italiano. É um trabalho voluntário e movido por amor às nossas pátrias Brasil e Itália”, afirma Cida que é conselheira há 12 anos.
Entre as propostas apresentadas pela chapa Passione Italia estão auxiliar na obtenção da cidadania, dar suporte aos novos imigrantes e estimular bolsas de estudos, intercâmbios e estágios em Universidades e empresas italianas.
Ao todo mais de 5 mil italianos e descendentes participaram do processo eleitoral, um dos maiores índices entre os Com.it.es em todo o mundo. O Com.it.es para o Paraná e Santa Catarina é formado por 12 conselheiros, o trabalho é voluntário e o mandato é de cinco anos. “Isso demonstra a maturidade dos cidadãos italianos e seus descendentes aqui no Paraná e em Santa Catarina. Pessoas interessadas no estreitamento das relações com a Itália e na construção de políticas sociais que ajudem os dois países”, salienta Cida.
Deixe um comentário