A governadora Cida Borghetti autorizou nesta terça-feira (4) o repasse de R$ 2,1 milhões para Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, que sofre as consequências do vendaval ocorrido na sexta-feira (30). A verba é destinada a reformas de casas, postos de saúde e escolas afetadas pelo temporal e também para o atendimento de cerca de 600 famílias afetadas. Na reunião com o prefeito Hélio Guimarães, realizada no Palácio Iguaçu, Cida também homologou o decreto que declara situação de emergência ao município, que tem 28 mil habitantes.
“Estamos dando todo apoio ao município nessa hora tão trágica. Primeiro fizemos o atendimento emergencial e agora começamos com ações de assistência e recuperação”, disse a governadora. Ela lembrou que desde a ocorrência, técnicos de diversos órgãos do Governo do Estado, como Defesa Civil, Copel, Sanepar e secretarias estão no município para auxiliar a população. No sábado (01), ela esteve no local para acompanhar o trabalho das equipes.
O prefeito de Itaperuçu, Hélio Guimarães, disse que a ajuda do Governo do Estado está sendo essencial para o município. “Nosso município é pequeno e não teríamos condições de arcar com as despesas geradas por um evento dessa magnitude”, disse ele. Segundo o chefe da Casa Militar, coronel Maurício Tortato, a Defesa Civil estima que os prejuízos alcancem cerca de R$ 6,5 milhões.
SAÚDE – Parte do recurso disponibilizado nesta terça-feira será usada para reforma de três unidades de saúde danificadas pelo temporal. A verba é da Secretaria da Saúde e a transferência será feita na modalidade fundo a fundo, do Fundo Estadual de Saúde ao Fundo Municipal, sem a necessidade de convênio. “Estamos dando apoio suficiente para que a população sofra menos, pois já sofreu bastante”, disse o diretor-geral da Secretária de Saúde, Sezifredo Paulo Alves Paz.
Além dos recursos para as obras, o Governo do Estado também está apoiando o encaminhamento de pacientes que precisam de internação, pois o hospital da cidade também foi danificado. A 2ª Regional de Saúde Metropolitana de Curitiba viabiliza a transferência de pacientes para hospitais da região, quando necessário.
FAMÍLIA – Também foi destinado recurso da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social para o custeio das famílias afetadas, que podem, por exemplo, comprar alimentos perecíveis com o recurso. “Também ficou acertado que faremos um novo estudo nesta semana para verificar se existe a possibilidade de angariar ainda mais verba para Itaperuçu”, disse a secretária Nádia Oliveira de Moura.
Deixe um comentário