Arquivos

Categorias

Cida aposta no fator “mulher” e no horário eleitoral na TV para bater Ratinho

No primeiro grande evento de campanha, atual governadora disse que o estado precisa da determinação e do coração feminino para cuidar de quem mais precisa

Euclides Lucas Garcia, Gazeta do Povo

No evento classificado como “arrancada da campanha”, a governadora Cida Borghetti (PP) mostrou a imagem que pretende passar aos eleitores até 7 de outubro. Centrada no discurso da mulher, ela afirmou que “quer cuidar dos paranaenses”. Também deixou claro que, atrás do deputado estadual Ratinho Junior (PSD) nas pesquisas, aposta na propaganda eleitoral de rádio e tevê para virar o jogo.

Ao lado do candidato a vice, Coronel Malucelli (PMN), e dos dois nomes ao Senado na chapa, Beto Richa (PSDB) e Alex Canziani (PTB), Cida fez o primeiro grande evento de campanha, na noite desta quarta-feira (23), em Curitiba. Aos gritos de “Olê, olê, olê, olá, Cida, Cida”, a governadora declarou que quer ser a primeira mulher eleita a comandar o estado em 165 anos. Nessa linha, ressaltou a nomeação da Coronel Audilene Rocha para chefiar a Polícia Militar e disse que é preciso colocar fim aos assassinatos de mulheres no Paraná.

Sob o slogan de “Cida, firme, forte e decidida”, ela defendeu que o estado terá a coragem da mulher na gestão do governo e o coração feminino para cuidar de quem mais precisa.

Durante o discurso, citou especificamente a proposta da “Carreta da Saúde”, que pretende levar exames e consultas médicas e psicológicas às regiões mais distantes dos grandes centros. E pediu voto aos dois candidatos ao Senado na chapa, dizendo que o Paraná não pode mais ter que recorrer a senadores de outros estados para ter suas demandas atendidas em Brasília.

Candidata terá tarefa dura para reverter pesquisas

Atrás de Ratinho na mais recente pesquisa eleitoral – 33% das intenções de voto contra 15% –, divulgada pelo Ibope*, na última quarta-feira (22), Cida garantiu que a campanha mais curta neste ano não será problema para ela, mesmo tendo de se ocupar da função de governadora simultaneamente.

“É uma campanha diferente das outras, na qual a tevê e o rádio terão um poder muito grande para que a nossa mensagem chegue à população e os eleitores conheçam as nossas propostas. Seja nos programas eleitorais, mas também nos comerciais que serão exibidos durante a programação de todos os canais, ao longo do dia”, disse. “Como temos de conciliar com a agenda de governadora, vamos intensificar as reuniões durante os finais de semana e no período noturno.”

Metodologia* 

Pesquisa realizada pelo Ibope de 16/ago a 22/ago/2018 com 1.008 entrevistados (Paraná). Contratada por: REDE PARANAENSE DE COMUNICAÇÃO. Registro no TSE: PR-04869/2018. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Confiança: 95%. OBS: A pesquisa está sendo impugnada por duas representações eleitorais, ajuizadas por interessados diversos, segundo os quais a pesquisa não atendeu aos requisitos previstos na Resolução n. 23.459/TSE, especialmente quanto à insuficiente estratificação para o nível econômico dos eleitores respondentes.