Arquivos

Categorias

Cida anuncia R$ 10 milhões para despoluir Rio Belém em Curitiba

Governadora em exercício Cida Borghetti, prefeito de curitiba, Rafael Greca, pesidente da Sanepar Mounir Chaowiche vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel e secretário do meio ambiente, Antonio Carlos Bonetti, assinam o convênio do plano de revitalização do Rio Belém. Curitiba, 14122017 Foto: Orlando Kissner / ANPr

A governadora Cida Borghetti anunciou nesta quinta-feira, 14, mais R$ 10 milhões para despoluir o Rio Belém em Curitiba. Cida se encontrou com o prefeito Rafael Greca e assinou convênio para despoluição do rio que integra o programa de revitalização do Rio Iguaçu, onde deságua o Belém. “Hoje é um pontapé importante e o começo da realização de um sonho, que é entregar o rio limpo à população”, disse Cida. “Medida que, além de preservar o meio ambiente, levar mais qualidade de aos paranaenses”, acrescentou.

Cida é a coordenadora do grupo de trabalho criado em 2015 pelo governador Beto Richa para executar o projeto de Revitalização do Rio Iguaçu. “Durante dois anos a frente do grupo de trabalho, tiramos 500 toneladas de lixo, como colchão, fogão e até beliches, mas ainda falta muito”, disse.

O prefeito, que também assinou o decreto que aprova o Plano Municipal de Saneamento Básico de Curitiba, destacou a importância do trabalho conjunto para recuperar da bacia. “Vamos despoluir o Rio Belém. O ano de 2018 será o ano de resgate da bacia mais importante de Curitiba”, disse Greca. “Não se faz isso sozinho, precisamos estar unidos para que tudo aconteça”, afirmou.

Estado e prefeitura já trabalham integrados em projetos e ações para a revitalização do Belém, o único rio 100% urbano da capital e o principal da bacia de Curitiba, com 17 quilômetros. Uma das ações é o rastreio de ligações clandestinas de esgoto feito Sanepar em parceria com a prefeitura. O diagnóstico da Sanepar apontou que existem 15 mil ligações irregulares no Rio Belém.