A vice-governadora Cida Borghetti anunciou neste domingo, 25, a ampliação do centro de produção de medicamentos do Tecpar em Ponta Grossa. Serão investidos R$ 35,9 milhões do Ministério da Saúde para produzir medicamentos sintéticos que abastecerão o SUS. Entre os medicamentos, remédios para controle da pressão arterial e contra os cânceres de mama e de próstata. “A produção desses medicamentos vai abastecer o Brasil e impactar diretamente na vida das pessoas. Ponta Grossa entra para o mapa nacional de produção de medicamentos com esta parceria entre o Tecpar, o Ministério da Saúde e UEPG”, disse Cida Borghetti.
Ainda no domingo, Cida inaugurou a primeira parte da modernização do centro de medicamentos. “O Governo do Paraná está investindo e buscando parcerias em inovação e tecnologia para ser referência nacional”, disse Cida, que destacou ainda a unidade do Tecpar de Maringá, que entregará seu primeiro lote de produtos para câncer de mama ainda neste mês.
Cida mencionou também a recém-inaugurada base do serviço aeromédico em Ponta Grossa. “Abrimos a semana aqui em Ponta Grossa com a implantação do aeromédico e hoje mais este investimento que está consolidado a área da saúde em todo o município”, disse.
A nova estrutura do centro de produção, na UEPG, terá escala industrial, com capacidade de produção de 200 milhões de comprimidos e 100 milhões de cápsulas por ano. A expectativa é que gere um faturamento de R$ 200 milhões por ano.
De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, com o início da produção na unidade do Tecpar a previsão é a redução de 30 % nos preços dos remédios no mercado. “É a oportunidade da cidade se transformar em um polo de fabricação de medicamentos no país”.
Deixe um comentário