Pedras de gelo caíram por cerca de 3 minutos na manhã desta sexta (10). Segunda a prefeitura, não houve estragos; Defesa Civil não foi acionada.
Uma chuva de granizo impressionou os moradores de Cafelândia e de Nova Aurora, no oeste do Paraná, na manhã desta sexta-feira (10). De acordo com a prefeitura de Cafelândia, a chuva que teve início por volta das 9h e durou cerca de três minutos foi localizada e atingiu apenas a região norte da cidade. Em Nova Aurora, houve registro somente na área rural.
As pedras de gelo chamam a atenção pela quantidade. Ruas e quintais ficaram forrados pelo granizo que até o fim da manhã ainda não havia derretido. Em 2004, uma tempestade com gelo provocou muitos estragos na cidade.
De acordo com a prefeitura de Cafelândia não houve registro de casas destelhadas e a Defesa Civil não precisou ser acionada, mas está percorrendo a região para verificar se houve algum estrago.
“Estamos acompanhando em situação de atenção em relação aos 42 municípios da região. Todas as nossas equipes estão em alerta e preparadas para atender qualquer ocorrência. A orientação é que as pessoas que pretendiam viajar nestes dias deixem a viagem para outra ocasião e que aqueles que moram em áreas de baixada também fiquem atentos e comuniquem qualquer problema ou risco”, comentou o chefe do órgão em Cascavel, capitão Amarildo Ribeiro.
Previsão do tempo
A chuva deve continuar na região oeste e sudoeste do Paraná, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Apesar do volume de chuva e da umidade, as temperaturas devem ficar entre 12°C e 20°C. A previsão deve se repetir em todo o estado.
Em Cascavel, a chuva deu trégua na quinta-feira (9), mas o tempo continua fechado nesta sexta. Na cidade, o acumulado de chuva já se aproxima da média histórica para o mês de julho, que é de 160 milímetros.
Conforme a previsão, a chuva volta a se intensificar na cidade no sábado (11). “A partir de sábado aumenta o volume de água e serão mais cinco dias de chuva significativa”, adiantou o meteorologista Reinaldo Knieb.
O meteorologista explica que este ano o inverno será mais chuvoso no Paraná, porém o frio não será tão intenso. Nas regiões oeste e sudoeste, a temperatura para os próximos dias deve variar entre 12 e 20 graus.
A condição climática no estado é resultado de um ar úmido que vem da região centro-oeste do país e de uma frente fria que se forma na Argentina e fica parada sobre a região sul do Brasil, segundo o Simepar.
Por enquanto o Simepar não emitiu nenhum alerta de enchente para nenhuma região do Paraná, porém essa possibilidade não está descartada caso caia o volume esperado de chuva no fim de semana.
Deixe um comentário