CHICO NOROESTE ASSEGURA R$ 1,8 MILHÃO AO CURSO DE MEDICINA NA UNIOESTE-FOZ
O deputado Chico Noroeste (PR) garantiu nesta quinta-feira (25) à diretora da Unioeste, professora Renata Camacho Bezerra, que estão assegurados no Orçamento do Estado recursos na ordem de R$ 1,8 milhão para implantação do curso de medicina no campus da universidade em Foz do Iguaçu.
“Esse dinheiro faz parte da emenda, de minha autoria, aprovada na Assembleia Legislativa e incorporada ao orçamento do Estado para este ano. Então já são recursos previstos e garantidos. Agora temos que vencer todos os outros trâmites e o trabalho de convencimento junto ao Governo do Estado”, disse Chico Noroeste.
APOIO – Além da emenda, o deputado repassou a professora uma cópia do projeto de lei que cria a extensão do curso de medicina do campus de Cascavel para o de Foz do Iguaçu. “O curso de medicina já existe na Unioeste. A sua extensão tem aval da Reitoria e do Conselho Universitário. Essas condições tornam mais ágil a sua instalação no campus de Foz”, explicou o deputado.
Segundo Chico Noroeste, a professora Renata Bezerra reforçou o apoio da direção do campus de Foz à instalação do curso. “A diretora Renata, outros professores da direção, do curso de enfermagem se mostraram confiantes e dispostos a enfrentar as últimas etapas dessa luta pelo curso de medicina”.
O deputado adiantou que espera na próxima receber as planilhas de investimentos – que estão sendo elaboradas pelo pró-reitor de Graduação da Unioeste, Eurides Kuster Macedo Júnior – para agendar uma audiência com o governador Roberto Requião.
“Com as planilhas, os recursos garantidos no orçamento, as estruturas que podem servir de apoio – como o Hospital Costa Cavalcanti e o Hospital Municipal –, salas de aulas, equipamentos e laboratórios, tenho certeza que vamos convencer o governador Requião da necessidade e urgência da implantação do curso”, disse Chico Noroeste.
SAÚDE – O deputado considera que a implantação do curso de medicina vai atender uma população de mais de 800 mil moradores da região que carecem de atendimento na saúde básica. “Foz do Iguaçu está se consolidando como um pólo universitário do Mercosul. E o curso de medicina vai representar um grande avanço para a área científica da região”, disse.
“Uma vez que a assistência integral aos moradores será fortalecida, proporcionando uma melhoria em todo o sistema de saúde do extremo oeste do Paraná”.
O curso, segundo o deputado, significa ainda novos avanços em tecnologia e cirurgias que hoje não são realizadas em Foz. “Significa também uma maior integração na área de ensino, proporcionando a abertura para médicos residentes e também a vinda de cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu”, completou.
Deixe um comentário