O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD), determinou nesta sexta-feira, 5, à equipe de secretários, a execução de três medidas centrais para acelerar a recuperação social e econômica do município, nos primeiros 100 dias de gestão. A redução de despesas, a quitação de dívidas da Prefeitura e a desburocratização do serviço público listam as ações emergências sugeridas pelo prefeito de Foz.
Dentre as medidas, segundo Chico, será reduzido o tempo de entrada e saída dos processos no Protocolo Geral. “Considerei importante reunir todos os secretários logo nos primeiros dias de mandato para harmonizar o trabalho. Um dos objetivos traçados aqui é a desburocratização do serviço público. Por isso, não iremos mais permitir que os processos fiquem parados no Protocolo Geral da Prefeitura. Nós determinamos que todos os processos tenham um prazo máximo de 48 horas para saírem do Protocolo e serem enviados às secretarias competentes”, destaca Chico Brasileiro.
Com a nova determinação, a Procuradoria Geral do Município (PGM) terá um prazo de três dias para responder aos processos jurídicos, o que, segundo o prefeito, deve destravar a máquina pública. “Precisamos evitar que a burocracia domine uma gestão pública, temos que ter mais agilidade no atendimento à população”, pontuou Brasileiro.
Horas extras – Outro ponto discutido na reunião é a redução de despesas. “O Município passa por um momento difícil e por isso foi necessário tomar medidas de redução de despesas como o controle de horas extras que só será realizado com a autorização prévia do secretário responsável e do prefeito, também redução de horas de plantões”, destacou Chico.
E completou ainda: “Não iremos mais pagar a licença Prêmio (quando o servidor poderia ficar afastado por três meses a cada cinco anos efetivo no cargo público) e nem iremos mais comprar férias de servidores. Nossa meta para colocar as finanças em dia é ter um controle rigoroso de gastos e de custeio”.
Fornecedores – Outro item anunciado pelo prefeito é o pagamento aos fornecedores. “Queremos anunciar aos prestadores de serviços da prefeitura que nós teremos prazo rigoroso de pagamento assim como o pagamento em dia aos médicos, que também será priorizado. São medidas relevantes para que possamos resgatar a confiança e a credibilidade da Prefeitura”.
Deixe um comentário