O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD), destacou nesta terça-feira, 20, o empenho do deputado Fernando Giacobo e do presidente da Itaipu Binacional, Marcos Stamm, para viabilizar a construção da Perimetral Leste – via que vai desafogar o tráfego de veículos, principalmente de caminhões, do centro da cidade. “Reconheço o empenho do deputado Fernando Giacobo e tenho o dever de dizer que ele está ajudando a cidade, trabalhando em Brasília desde o período anterior à eleição e agora após as eleições. Giacobo
tem acompanhado de perto (a licitação para as obras) e não tem deixado de atender Foz do Iguaçu”, disse Brasileiro.
“A Itaipu Binacional está sendo a grande parceira que vai financiar este projeto e eu quero saudar o presidente Marcos Stamm que está trabalhando como ninguém para isso (a obra) acontecer”, completa Chico Brasileiro.
A obra da Perimetral Leste, inclui os acessos à futura ponte Foz-Presidente Franco e à aduana Brasil-Argentina, já foi licitada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e vencida pela pela JL Construções com um lance de R$ 104,06 milhões – custo 20% menor que o previsto no edital, de R$ 130,97 milhões. Segundo o Dnit, falta apenas a abertura do envelope de habilitação e será uma formalidade, já que a JL tem plenas condições de executar a obra.
Recursos da Itaipu – Chico Brasileiro confirmou que a licitação para as obras da perimetral ocorreu em 6 de novembro. “Já recebemos do Dnit, um ofício dizendo que fez a licitação para a perimetral e que a licitação da segunda ponte está em vigor. Agora é preciso que eles passem essas duas licitações para a prefeitura gerir com a fiscalização do Dnit e da Itaipu, que vai repassar os recursos para as obras”, disse.
O prefeito afirma que faltam resolver algumas questões burocráticas e o documento oficial do Dnit informa que a prefeitura deve tomar providências para fazer todo o trâmite legal de sub-rogação, ou seja, a transferência das licitações ao Município.”Esse processo vai sair do papel porque temos vários parceiros. Temos a palavra do presidente da república (Michel Temer) e dos ministros de estado. Todos estão trabalhando no mesmo sentido, deputados, as forças políticas e o governo do Paraguai e ainda com o apoio da Itaipu”, disse.
Deixe um comentário