O deputado estadual Chico Brasileiro, líder do PSD na Assembleia Legislativa, afirmou, em pronunciamento no plenário, a necessidade de se convocar uma Assembleia Nacional Constituinte exclusiva para debater, propor e aprovar uma ampla Reforma Política, aproximando as reivindicações populares à necessidade de mudanças estruturais nas práticas políticas e eleitorais brasileiras.
Esta será a principal defesa do parlamentar de Foz do Iguaçu junto à Comissão Especial da Reforma Política, criada nesta semana para elaborar uma proposta do Paraná para ser debatida em âmbito federal, no Congresso Nacional. “Não acredito em mudanças profundas no sistema político brasileiro que sejam aprovadas por um Congresso Nacional eleito pelas regras que devam ser mudadas”, afirmou Chico Brasileiro.
Entre os temas a serem debatidos pela Constituinte exclusiva, ele citou o fim do financiamento privado de campanha, o fim da reeleição para cargos do Executivo, a limitação no número de mandatos de parlamentares, a unificação de data para as eleições e a implantação do voto distrital. “Bom destacar que o financiamento privado de campanha é que leva a esses escândalos que vemos agora, como os revelados pela Operação Lava-Jato”, afirmou.
“Este é o momento certo para estas transformações porque a sociedade brasileira clama por mudanças que lhe devolvam a confiança na classe política e nos seus líderes”, analisou. Ele lembrou que, nas grandes manifestações de junho de 2013, um dos principais assuntos debatidos foi a convocação de uma Constituinte exclusiva para a Reforma Política.
No próximo dia 20, a Comissão Especial realizará uma audiência pública, em Curitiba, com a presença de deputados federais e senadores que receberão a proposta do Paraná.
Foto: Pedro de Oliveira/ALEP
Deixe um comentário