As negociações já avançaram, depois do anúncio feito pelo Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em recente evento em São Paulo, onde o tema “contrabando” foi discutido. De acordo com o ministro, por meio de uma parceria do Governo Federal, Estado e Município, deve ser instalado o Centro Integrado de Comando e Controle na Tríplice Fronteira, com uma base em Foz do Iguaçu. O projeto vai reunir as inteligências do Brasil, Paraguai e Argentina, em um amplo sistema de informações para o combate ao contrabando.
Segundo o secretário municipal de Segurança Pública de Foz, Cleumar Farias, o projeto já vem sendo discutido entre as seguranças públicas do Município, Estado e o Ministério da Justiça e ainda explicou que Foz do Iguaçu, por estar localizada em um ponto estratégico, tem a possibilidade de aumentar e melhorar a prestação de serviço público de segurança com estas parcerias.
“O Centro integrado de Comando e Controle vai possibilitar que outras ações, sejam realizadas na região de fronteira e permitindo mais avanços no combate ao crime. É uma ideia que vem sendo amadurecida para ser, de fato, implantada em Foz. A secretaria municipal de Segurança, será uma grande parceira ao projeto, pois sabemos das situações que ocorrem na região e da necessidade, que temos de criar um sistema mais conjunto de inteligência. Nós seremos modelos para o resto do Brasil e poderemos alimentar outras secretarias, de outros estados e municípios, com as informações e operações realizadas e registradas aqui”, definiu o secretário.
O projeto
Pelo projeto do Ministério da Justiça, com o Centro Integrado será possível ter acesso às informações comerciais e de imigração mais facilmente, permitindo que uma das principais dificuldades da segurança pública, que é o controle das fronteiras, seja feito com mais rigor e condições. No ano passado, o projeto foi apresentado para representantes da Argentina. As secretarias de segurança do Paraná e do Rio de Janeiro são parceiras ao projeto do Ministério da Justiça.
O secretário de Segurança de Foz disse que, por enquanto, o projeto está em fase de planejamento, mas já foram analisadas várias etapas. “Estamos na fase das tratativas. O projeto já ganhou corpo e acreditamos que em breve, teremos a confirmação para dar início à criação deste novo comando. Sem dúvida, Foz do Iguaçu e toda região de fronteira ganhará muito com este Centro de Inteligência. Por isso, todo o planejamento que está sendo realizado agora é muito importante para desenvolvermos bem o projeto”, destacou Cleumar.
Deixe um comentário