A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou requerimento, de autoria do deputado Chico Brasileiro (PSD), que será encaminhado ao secretário de Saúde, Michelle Caputo, solicitando a instalação de um Centro de Especialidade do Paraná (CEP) em Foz do Iguaçu. De acordo com o deputado, essas unidades de atenção secundária prestam atendimentos mais qualificados aos usuários do SUS, como consultas médicas, exames, terapias e pequenas cirurgias ambulatoriais.
“A unidade do CEP em Foz é fundamental para que, em apenas um local, o usuário possa encontrar um atendimento mais ágil e integrado de determinadas especialidades”, explicou Chico Brasileiro.
Ele destacou que atualmente o agendamento com um médico especialista pode levar semanas ou até meses. “Depois disso, se for necessário um exame, há mais um prazo até que o procedimento seja realizado”, lembrou.
“No Centro de Especialidades, tanto o atendimento médico, como os exames poderão ser realizados no mesmo local, possibilitando um diagnóstico mais ágil e o início de um tratamento adequado”, disse. Outra vantagem, segundo o parlamentar, é desafogar a demanda reprimida na oferta dessas especialidades. O CEP em Foz do Iguaçu atenderia os nove municípios da 9ª Regional de Saúde, formada ainda por Santa Terezinha de Itaipu, Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu.
Os investimentos na construção e equipamento de um CEP são estimados em R$ 7 milhões. Dentre os serviços disponibilizados, estão psicologia, farmácia clínica, fisioterapia, serviço social, nutrição e enfermagem, além das especialidades médicas de cardiologia, cirurgia vascular, endocrinologia, pneumologia, nefrologia, ginecologia e mastologia. Também haverá oferta de exames como radiologia simples e contrastada, ecografia, endoscopia, tomografia, ressonância computadorizada e eletrodiagnose.
Foto: Pedro de Oliveira/Alep
Deixe um comentário