do Estadão
A CCJ do Senado confirmou nesta quarta-feira, 5, a aprovação da PEC que proíbe as coligações nas eleições proporcionais (deputados e vereadores). Pela proposta, as coligações serão permitidas unicamente na eleição de presidente da República, senadores, governadores e prefeitos.
Tidas como uma aberração pela maior parte dos parlamentares, são as coligações proporcionais que permitem um deputado bem votado “puxar” para a Câmara candidatos sem chance de se eleger com os próprios votos. Os dois exemplos mais conhecidos são os do ex-deputado Enéas Carneiro (PR-SP) e o atual deputado Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR-SP), eleitos com mais de um milhão de votos, que favoreceram candidatos coligados inexpressivos, sem eleitorado suficiente para ocupar um mandato parlamentar.
calma senhores..ainda deve passar pelo congresso pra virar lei..se isto não acontecer até dia 7 não poderá ser validado pras eleições de 2012 ..puro e simples assim..a lei é clara,pra alguma mudança da legislação eleitoral valer na eleição seguinte a sua promulgação , ela deve ter sido promulgada até um ano antes do próximo pleito…