A Polícia Militar do Paraná (PM-PR) dará todo o suporte para a implantação do Programa de Equoterapia em Palmas, no Sudoeste do Paraná. A confirmação é do Comandante da Cavalaria, Major Elias Ariel de Souza, que recebeu na última segunda-feira (27 de novembro), o diretor do Departamento de Planejamento, Aloísio Nascimento.
O Programa será implantado em uma área do Parque de Exposições Luiz Fernando de Abreu Ferreira – Pé Vermelho, onde serão realizados os atendimentos de equoterapia aos atendidos em entidades assistenciais.
A parceria prevê que a PM irá fornecer todo o treinamento à equipe da Prefeitura de Palmas, na sede da Cavalaria em Curitiba. “Também irá enviar técnicos para auxiliar na implantação do serviço no Parque de Exposições Pé Vermelho. Com este suporte, nossa cidade será referência em Equoterapia para toda a região”, ressaltou Nascimento.
De acordo com major Elias Ariel, em 25 anos o projeto de equoterapia da Cavalaria da PM já atendeu aproximadamente cinco mil pacientes. “Agora o projeto deve ser expandido e o municpio de Palmas tem todas as condições para abrigá-lo. Sera uma parceria que fará a cidade ganhar muito”, disse.
Contexto
O Programa de Palmas foi criado pela lei nº 2519/2017, sancionada pelo prefeito Dr. Kosmos, após a aprovação na Câmara de Vereadores. “Criar um programa dessa magnitude é um antigo sonho que está cada vez mais próximo de ser concretizado”, disse Dr. Kosmos.
A estimativa é que as aulas tenham início na primeira metade do ano que vem, informou o diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Edson Cassaniga, órgão responsável pela gestão do Parque de Exposições.
Equoterapia
O método, também chamado de hipoterapia, é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo.
O método ajuda complementar o tratamento de indivíduos com deficiências ou necessidades especiais, como a síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração, por exemplo.
Deixe um comentário