Descobertas por Álvar Nuñez Cabeza de Vaca, explorador espanhol que seguia da costa leste do continente em direção a Assunção, no Paraguai, em 1542, as Cataratas do Iguaçu são uma das atrações turísticas mais procuradas e com melhor infraestrutura do Brasil. Desde então as cataratas mais famosas do continente nunca mais deixaram de ser visitadas.
A região, que abriga 275 quedas d’água, é parque nacional desde 1939, criado para preservar a maior área de floresta Atlântica do sul do Brasil.
O que muitos não sabem é que Santos Dumont não só é o Pai da Aviação, mas também ajudou na criação desse parque.
Essa atração no extremo oeste do Paraná foi visitada pelo aviador, em 1916, quando o local era propriedade do urguaio Jesús Val. Indignado com tanta beleza escondida em terras particulares, Dumont teria pedido ao governo do Paraná a desapropriação da área das cataratas do Iguaçu.
O local possui, ao lado do Espaço Porto Canoas, uma estátua de Dumont colocada por Elfrida Engel Rios, filha do hoteleiro que mantinha o Hotel Brasil que hospedou o aviador, durante sua visita à cidade (que na época se chamava Vila Iguassú).
Deixe um comentário