Nesta segunda-feira, 19, o Castrapet (Programa Estadual Permanente de Esterilização de Cães e Gatos) vai esterilizar 600 animais em Cambará. “O programa procura manter o controle populacional de cães e gatos, além de evitar os riscos de zoonoses”, disse o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), representante da cidade do legislativo paranaense.
Romanelli lembra que os recursos para o programa, mais de R$ 2,4 milhões, é resultante de emendas parlamentares. “A Assembleia Legislativa tem compromisso com todos os municípios e uma parceria importante com as prefeituras. Com o Castrapet, a meta é esterilizar animais de rua e animais que têm como tutores pessoas de baixa renda”, explica.
Em Cambará, 1,2 mil animais foram cadastrados no Castrapet. Destes, entre 500 e 600 apenas serão esterilizados nessa primeira etapa do programa. Os pets receberão um microchip, onde constará o número do cadastro. Romanelli lembra que a previsão é de que em todo o Paraná o programa Castrapet atenda 60% dos municípios até o final de 2022.
A prefeitura de Cambará informa que os animais não atendidos dessa vez poderão participar da nova seleção, assim como os demais moradores, que também poderão cadastrar os pets.
Deixe um comentário