Os processos de simplificação e desburocratização que contribuíram para Foz do Iguaçu se tornar uma das cidades mais rápidas na abertura de empresas e projetos de compras governamentais que melhoraram o ambiente de negócios, especialmente de micro e pequenas empresas foram apresentados nesta quarta-feira (21), ao Sebrae-PR.
A avaliação presencial dos projetos integra uma das etapas do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, no qual o município é finalista nas categorias “Simplificação e Fomento” e “Compras Governamentais”.
A primeira reunião, organizada pela Secretária da Fazenda Salete Horst, aconteceu no CEAI (Centro de Educação Ambiental) e contou com a presença de servidores das secretarias de Meio Ambiente, Tecnologia da Informação, membros do Comitê Gestor de Desenvolvimento Municipal (CGDM), além de representantes do Sebrae. Todos eles falaram sobre as ações desenvolvidas no município desde 2018 e que contribuíram para a melhoria no ambiente de negócios.
Em seguida, foram realizadas visitas a uma papelaria para apresentação do programa Auxílio Material Escolar e a um Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) para verificação do projeto Repara Foz, onde a prefeitura contrata pequenos prestadores de serviço para execução de reparos e manutenções em prédios públicos. Estas ações estão inseridas na categoria “Compras Governamentais”.
A visita técnica é realizada pelo Sebrae para atestar a veracidade das informações fornecidas no formulário de inscrição do prêmio, avaliar qualitativamente as iniciativas implementadas e buscar novas informações por meio de depoimentos de representantes da prefeitura e beneficiários(as) da iniciativa.
Cases de sucesso
Coordenador de Políticas Públicas do SEBRAE/PR, Rubens Palma disse que Foz do Iguaçu é pioneira em projetos de empreendedorismo no Brasil. “É uma honra estar aqui avaliando os projetos. Tivemos 245 inscrições em todo o estado e Foz é uma das poucas cidades finalistas em duas categorias”, contou.
“Venho fazer a avaliação, mas já conheço estes cases de sucesso e estou aqui para encontrar detalhes que possam ser melhorados para conseguir uma nota ainda maior”, explicou. Os projetos apresentados integram os programas Foz Desenvolve, Destrava Foz, Repara Foz e Auxílio Material Escolar, desenvolvidos pelo Município com o apoio do Sebrae.
“Todo este trabalho, que vem sendo desenvolvido desde 2018, se tornou referência para prefeituras de todos os estados brasileiros, que vieram até Foz do Iguaçu buscar essa experiência. Temos hoje o maior programa de apoio empresarial, com 100% dos processos digitais, garantindo rapidez, transparência e clareza ao empresário”, comentou Salete Horst, secretária da Fazenda, referindo-se ao Destrava Foz.
Prêmio
Foz do Iguaçu já conquistou o prêmio em 2019, com o projeto MEI na Escola, voltado à geração de emprego e renda dos MEIS. Já em 2022, a prefeitura foi finalista com dois projetos e vencedor na categoria “Cidade Empreendedora”, pela iniciativa Foz Desenvolve. Nestes anos, o município também concorreu com os projetos a nível nacional. Para o prefeito Chico Brasileiro, a classificação representa uma conquista para o município e a certeza de que as ações de fato têm contribuído com o desenvolvimento da cidade. “Essa seleção é um reconhecimento do compromisso da gestão em promover práticas bem sucedidas que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico local, criando um ambiente favorável ao crescimento das micro e pequenas empresas”, afirma.
O evento de premiação está marcado para o dia 18 de abril, em Curitiba.
Deixe um comentário