Já foi o tempo em que os iguaçuenses se vangloriavam de ser a quinta, até a quarta maior cidade do Paraná.
Atualmente a vizinha Cascavel passou o município fronteiriço e abre cada vez maior dianteira em termos populacionais e agora em número de eleitores e com direito ao segundo turno nas eleições.
Deve-se a informação a um par de notas penduradas na coluna Notas Políticas da Gazeta do Povo desta teça-feira (1º de fevereiro.
Cascavel precisa engrossar em cinco mil o total de eleitores para garantir o segundo turno no pleito que vai escolher o novo prefeito, em 2012.
A cidade tem 195 mil eleitores enquanto a comunidade ao lado, Foz do Iguaçu, tem menos de 185 mil.
Foz, aliás, foi a cidade que mais perdeu moradores nos últimos anos – aproximadamente 70 mil, segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
A seguir a íntegra das notas:
*
Segundo turno 1
Em 2012, Cascavel poderá entrar para a lista de municípios em que poderá ocorrer segundo turno nas eleições municipais. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), existem atualmente em torno de 195 mil eleitores na cidade, 5 mil a menos do que os 200 mil eleitores exigidos pela legislação eleitoral para determinar segundo turno, caso o candidato não obtenha mais de 50% dos votos válidos.
Segundo turno 2
Hoje, somente quatro cidades do Paraná tem mais de 200 mil eleitores e podem ter segundo turno: Curitiba, Londrina, Ponta Grossa e Maringá. Além de Cascavel, outra cidade cogitada para entrar neste grupo é Foz do Iguaçu, mas o desafio é maior. É necessário aumentar em 16 mil o número de eleitores da cidade até 2012 para Foz ingressar na lista.
Siga o blog no twitter
Foz NÃO perdeu habitantes coisa nenhuma, isso é devido a uma contagem muito mal feita pelo IBGE em 2000! Naquela época a cidade tinha aprox. 220 mil hab, enquanto hoje, sim, ela tem 256 mil hab. Tanto é que naquela época Cascavel já era maior do que Foz (248 mil hab)!
Acho que tem que parar de ficar se lamentando com esse negócio de “perda” de habitantes e se preocupar com o que o IBGE fez de errado aqui e cobrar respostas!
Quanto ao número de eleitores, eu acho que é possível conseguir os 200 mil, basta trabalhar bastante em cima disso até 2012, incentivando principalmente os jovens a tirarem seu primeiro título.
Pra quem mora aqui em Foz há bastante tempo, acreditam mesmo que a cidade encolheu nesses últimos 10 anos? Pois eu tenho certeza que não. Mesmo com todos os problemas…