Gazeta do Povo
Pela terceira vez nos últimos cinco meses, presidente do TRE-PR esteve na cidade para conclamar eleitores a fazerem o recadastramento biométrico
O processo de cadastramento biométrico dos eleitores de Cascavel, no Oeste, tem preocupado o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) pela baixa procura desde que o trabalho foi iniciado no dia 26 de maio. Até o momento, 134 mil eleitores procuraram a Justiça Eleitoral, o que representa 62% do eleitorado. Na manhã desta terça-feira (3), o presidente do TRE-PR, desembargador Jucimar Novachodlo esteve na cidade pela terceira vez nos últimos cinco meses para conclamar os eleitores a fazerem o cadastro.
Novachodlo explica que para ser homologada a biometria, é necessário que 80% dos eleitores façam o cadastro e para a Justiça Eleitoral há a preocupação de que esse número não seja atingido. “Além dessa preocupação, dos 80%, outra preocupação é que Cascavel já conquistou o direito de segundo turno e eu acredito que os cascavelenses não querem perder isso até porque quanto mais a gente exercitar o voto, estamos aprimorando a democracia”, avalia o desembargador.
O atual cenário político brasileiro está desacreditado e o país vive uma das maiores crises políticas da história, mas Novachodlo diz que isso não pode afastar o eleitor das urnas. “A única arma que o eleitor tem é o título, é votar nas eleições. A gente só vai conseguir mudar esse cenário se votarmos”, afirma.
O cadastramento também servirá como revisão do eleitorado e faz parte de um projeto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pretende cadastrar 50 milhões de eleitores até o ano que vem no sistema biométrico em todo o país. O Paraná tem um porcentual que deve ser cumprido e isso significa o cadastramento de 2,4 milhões de eleitores. Na tarde desta terça-feira (3) será iniciado o processo biométrico em Foz do Iguaçu, no extremo Oeste. Na próxima semana será a vez de Coronel Vivida, no Sudoeste, e Campo Mourão, no Noroeste.
O prefeito de Cascavel, Edgar Bueno (PDT), fez o cadastro biométrico na manhã desta terça-feira durante a visita do presidente do TRE-PR. Ele disse que Cascavel precisa manter o segundo turno nas eleições municipais e usou o futebol como ilustração. Para ele, é como se um time tivesse subido à Primeira Divisão, disputado um campeonato e fosse rebaixado novamente à Segunda Divisão. “Cascavel precisa buscar essa conscientização, esse amadurecimento do nosso eleitor”, afirmou.
Em Cascavel o cadastramento biométrico se encerra no dia 29 de janeiro. Nesta semana haverá um mutirão e o atendimento será feito até às 20 horas para facilitar o cadastro de pessoas que trabalham durante todo o dia.
Deixe um comentário