por Fernando Tupan
Uma casa praticamente demolida na rua Mateus Lemes mostra muito a quanto anda a relação do PT com o prefeito Gustavo Fruet (PDT) em Curitiba. “PT, agora é nóis”, diz a pixação na casa que os proprietários mandaram demolir. E passado mais de um mês de Fruet à frente da prefeitura, com raras exceções, os petistas reclamam da falta de participação no governo.
Um petista de bom trânsito disse que o cenário é nebuloso. O grupo majoritário, Construindo um Novo Brasil, do qual fazem parte oo casal Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo, tem 12 subgrupos que ainda se degladiam pelas indicações. As demais tendências – Identidade Socialista e Movimento PT – foram sumariamente esquecidas.
Na avaliação deste petista, os desencontros podem vir a prejudicar a campanha da candidatíssima ministra Gleisi Hoffmann ao governo do estado em 2014. “Afinal, qual é do Fruet?. Bancamos a aliança, tempo de TV e recursos, montamos comitês, fomos às ruas e agora somos esquecidos. Assim fica difícil se empenhar na campanha da Gleisi”.
Mas será que o PT acreditava que teria participação no Governo Fruet? Nem o PDT que Partido do Prefeito tem sido abastecido com cargos. Osmar Dias já recebeu recado de Carlos Lupi, ou Fruet nomeia ou Osmar esta livre para negociar com Beto Richa legenda para o Senado. Quem duvidar aguarde a próxima semana. Não foi a toa que Picler se licenciou da presidência do PDT de Curitiba, aliado de Lupi na Convenção do Diretório Nacional enviou lista com 300 indicações e não emplacou nem um cargo de confiança. Colocar na conta de Picler a nomeação de Paulo maia é no mínimo falta de informação, paulo Maia é aliado do Grupo de Jaime Lerner, o grande pistolão das nomeações. Gleisi que se cuide. O PDT esta de malas prontas para apoiar Beto em 2014 e o mediador é o Deputado e Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior. Vários pedetistas formam convidados para cargos na SEDU.
Realmente o Sr Pedro é bem informado. Fui procurado através do MRLB do qual sou fundador aqui no Paraná para conversa politica primeiro com o Ex Deputado Augustinho Zuchi, afilhado de Osmar Dias e me pediu que relacionasse 10 nomes de suma importância para o MRLB para nomeação imediata como recado a Gustavo e a militância do PDT.
Quanto ao Ratinho Jr é verdade pois as vagas oferecidas são da SEDU.