O cartunista francês Jean Giraud, autor prolífico que assinou boa parte de sua obra com o pseudônimo de Moebius, morreu ontem na França de causas desconhecidas. Ele estava debilitado havia meses, segundo a Efe. Moebius foi eleito Melhor Artista Gráfico da França nos anos 1990 e recebeu a insígnia das Artes e das Letras em 1985.
O artista nasceu em uma família pobre em Nogent-sur-Marne e começou a desenhar aos 15 anos. Ele trabalhou em algumas das revistas mais famosas e importantes da França, além de colaborar com o cinema.Entre outros trabalhos,Moebius colaborou na criação dos personagens dos filmes “Alien – O 8º Passageiro”, de Ridley Scott; “O Quinto Elemento”, de Luc Besson; e “O Segredo do Abismo”, de James Cameron, entre outros.
Sua atração pelo “western” levou-o a criar, em colaboração com Jean-Michel Charlier, a saga “Blueberry”, que assinou com o pseudônimo de Gir e que lhe deu fama internacional. O pseudônimo Moebius (que batiza um matemático alemão) veio depois de assinar desenhos para revistas e livros de ficção científica nos anos 1960. O gênero western, que tanto gostava, veio do período em que morou no México, com a mãe.
via Folha.com
Foto: Danger
Deixe um comentário