No último final de semana mais um caso de maus tratos com um animal domesticado voltou a surpreender os moradores de Foz do Iguaçu.
A barbaridade foi registrada, e pelo que se sabe continua ocorrendo, próximo ao bairro Remanso Grande, próximo à Avenida das Cataratas, que da acesso ao Aeroporto de Foz do Iguaçu e as mundialmente conhecidas Cataratas do Iguaçu.
O cavalo foi visto por estudantes durante um trabalho do curso de Comunicação Social, de uma das principais instituições de ensino superior da cidade.
A estudante Gisele Rafagnin registrou o caso e indignada busca respostas urgente a tanta crueldade.
Segundo ela, o fato foi denunciado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), porém..
… porém a secretária (telefonista) replicou não ter responsabilidade ante o acontecimento e orientou comunicar a situação à Guarda Municipal, que também disse não ser responsável.
Neste jogo de empurra-empurra das autoridades locais, o proprietário do animal saiu pela tangente, justificando que o cavalo estava ferido por que ficou preso ao arame farpado.
A estudante e colegas não ficaram convencidos da resposta.
Trecho de artigo de Yan Ygor Kramer de Jesus (Yan Califa), que pode ser lído na íntegra clicando AQUI
Tudo o que vai, volta. Aguarde!
Eu acompanhei o primeiro caso de maus tratos ao àquele cavalo, que gerou tantas reações e protestos da sociedade, junto, é claro, com promessas de bem feitorias para esta área. Mais atenção foi dada para esses pobres e ingênuos animais, dos quais não possuem culpa alguma de ter um abandono INICIAL de um ser humano do qual se intitula DONO até que o pobre coitado sofra algum ferimento em um “arame farpado”? Acho que o ângulo a ser analisado, antes de cobrar da prefeitura/sociedade uma reação, é criar uma punição para quem trata desta maneira um animal assim, sejamos racionais, como descritos somos.
Ontem já havia citado em meu comentário sobre esse garoto ‘YAN’. Agora acho que está confirmado tudo que disse. Não é somente preocupação com a política e sim com a população, essa estudante gisele deve agradecer o bocamaldita YAN. Sou de curitiba, e gostaria de conhecer esse menino de perto.
Isso que aconteceu é uma indignação, as vezes parece soar grosso, mais prefiro que mate o animal se for para viver nesse estado. Sei que o YAN vai buscar respostas para essa estudante e sei que futuramente esse poder que ele tem será aproveitado para o povo. Digo isso pois é preciso ter um jornalismo amplo
Revolta TOTAL!!!! A guarda municipal andar pra trás, o CCZ não chamar a responsabilidade? Deve ser mágica mesmo boca. Também venho lendo a algum tempo matérias do caboclo yan, faço veterinária e dessa matéria meu comentario não passara em branco. A PREFEITURA DEVE TER CONHECIMENTO URGENTE DESSE CASO. Indico ao jornalista yan que procure o poder público junto á estudante e busque mesmo resposta. Busque também o curso de veterinária de Foz e tente agir rapidamente, isso revolta o ser humano. Se a prefeitura não se apresentar diante o fato, avise ian, vamos lutar contigo, e obrigado por se preocupar com esse assunto também
Como que pode deixa um animal chega a esse ponto. que ser humando é esse?
maus tratos ao animal é crime,esse cara tem que ser preso. na minha opniao é mais revoltante mata um animal do que uma pessoa,pq ainda a pessoa pode reagir,pegar uma arma,faca bater,sei la. o animal tem apesar a modida e correr.
animal nao vai faze mal a ninguem se vc nao fazer mau a ele,tratando ele bem ele vai te trata da mesma maneira ou melhor.
Agora onde está o PERLIM para chutar o balde? Se com o seres humanos ele joga no lixo, imagine com um coitado animal que não pode nem se defender. ISSO É DEMAIS GENTE, TEMOS QUE MUDAR ESSE QUADRO. E O PRIMEIRO PASSO ESSE GAROTO IAN JÁ ESTA DANDO. VAMOS NOS UNIR A ELE. NÃO SOMENTE NESSA MATÉRIA MAS EM TUDO QUE ELE FALA TEM ALGUM SENTIDO. E ELE NAO DEIXA PASSAR, SEMPRE LEMBRANDO EM SEU TWITTER O CASO DA PREFEITA DE SANTA HELENA QUE CANCELOU O PROJOVEM. AQUI EM SANTA HELENA O IAN É FAMOSO E JÁ ADORADO. CONTINUE ASSIM JOVEM
como um ser humando pode deixa um animal chega a esse ponto. maus tratos ao animal é crime é pra mim é mais revoltando fazer mal a um animal do que a uma pessoa, pq a pessoa ainda tem como reagir o animal so tem a sua mordida. esse homem tem quer punido. esse negocio de guarda municipal e ccz nao fazem nada mesmo,ngm que nada com nada. so querem sabe de dinheiro. eu so aluno de veterinaria,temos que fazer algo sobre isso.
como é dito que sempre temos que respeitar as autoridades, mas quando precisamos deles, é sempre a mesma coisa, nunca fazem NADA!
Aposto se fosse uma bolsa de dinheiro, esse caso já estava encerrado.
Como um ser humando pode deixa um animal chega a esse ponto? Maus tratos ao animal é crime é pra mim é mais revoltando fazer mal a um animal do que a uma pessoa, pq a pessoa ainda tem como reagir o animal so tem a sua mordida. esse homem tem quer punido. esse negocio de guarda municipal e ccz nao fazem nada mesmo,ngm que nada com nada. so querem sabe de dinheiro. eu so aluno de veterinaria,temos
,temos que fazer algo sobre isso.
Esse garoto esta prestes a mudar Foz. Atitude indispensável, e mais temos nós que se unir a ele para dar mais forças. Vamos comentar genti, vamos participar com o ian. Coisas que ninguem faz por medo ou qualquer outra repressão esse muleque esta fazendo de forma CLARA. Esta ai olha, a foto do animal, o nome da estudante, tudo bem claro. temos que acompanhar de perto também. Ontem no twitter comecei a ver os twitters do ian e só coisa boa, informações necessarios ali, na rapidez. Fiquei até assustado pois ontem era terceira-feira, segundo o ian terca é o dia de twitaço dele. em menos de 5 minutos todas as informações locais de foz e do brasil estavam em seu twitter. isso é competência desse moleque, e também gostaria de conhece-lo de perto, talvez um jantar amigável, mas a distancia não deixa. Obrigado também ian, voce merece esses comentarios
Agora me respondem, sem aliados o IAN chegará em algum lugar? concordo com os comentarios também. nunca comentei no boca, sempre prestigiei, mas ele me chamou a atençao, e por eu ser de foz mais ainda. Ian preciso de seu contato, também sou de veterinaria, e sei que juntos podemos resolver o problema desse animal e dar respostas a gisele. Voce esta sendo mais do que importante para foz do iguacu no boca maldita, pena o poder executivo não valorizar o garoto, alguem forte politicamente precisa levar ele ao topo para ganhar foz, a juventude esta com ele.
Como deixam um animal na mão de um desorientado?! Sem palavras para uma crueldade dessa!
Obrigado galera pelos comentários. Para entrar em contato é [email protected].
PARA JÉSSICA ANGELIM E OUTROS MAIS…
1º- Cumprimento a Jéssica, porque ela pelo menos teve a coragem de se identificar e não se esconder por detrás de pseudonimos e ou abreviaturas ilegíveis quando se dirige a minha pessoa.
2º- Não sei porque envolver o Perlim nessa polêmica, mas como a Jéssica lembrou do Perlim, quero informá-la que durante três anos e meio eu denunciei esse tipo de negligência e maldade com os animais e ou seres humanos, através do jornal eletrônico, SÍTIO DO PERLIM, que eu editava à uma só mão em Foz do Iguaçu, quando todos, TODOS, CALARAM-SE E CALAM-SE ATÉ HOJE, à excessão do Igor atualmente. O SÍTIO DO PERLIM, atualmente paralisada a sua edição porque estava escrevendo um livro, finalizado, que será lançado no mês de maio próximo. Após o lançamento voltaremos a editá-lo.
3º- Com relação ao “jogar” seres humanos no lixo, muitos hão de concordar comigo que lugar de traficantes, corruptos, bandidos irrecuperáveis e outras tranqueiras mais que circulam no nosso meio travestidos de gente boa, o lugar deles é na lata de lixo sim, ou na cadeia que é deposito de lixo humano, é a minha opinião e espero que você respeite assim como estou respeitando o seu comentário.
4º- Com relação ao Projovem em Santa Helena, não sei se você mora em Santa Helena ou Foz do Iguaçu, mas eu conheci o prefeito Silom e a prefeita Rita, que era secretária da Ação Social na gestão dele quando fui chefe da SECR-Secretaria de Estado da Criança e Assuntos da Família no período de 1999 a 2002, e durante esses quatro anos, eles cumpriram com todas as metas de programas sociais exigidos pelo governo estadual voltados a criança, ao adolescente, aos clubes de mães e a terceira idade e tantos outros programas sociais e sempre demonstraram capacidade em cumprí-los com uma conduta irreprovável. Se a prefeita Rita agiu dessa forma com o Projovem, com certeza ela teve motivos muito fortes para tanto, assim espero que seja.
5º- Se você tiver interesse, aqui estendo o convite a quem interessar, mande-me seu endereço residência ou comercial para que eu possa lhe enviar xeróx dos exemplares do SITIO DO PERLIM, para seu conhecimento de que tudo isto já foi denunciado para conhecimento do público e das autoridades local e estadual. Assim quem sabe, você poderá conhecer-me melhor quanto a minha conduta familiar, profissional, social e política em Foz do Iguaçu, a cidade amaldiçoada pelos Jesuítas.
Valeu Jéssica? Um abraço do PERLIM!
Animais doentes, machucados Ou sem condições para o serviço, continuam sendo sempre responsabilidade dos donos, passíveis de responder por abandono ou maus tratos.
Obrigada pela atenção, Yan! E obrigada pelo espaço, Boca Maldita! Eu, a Melina, o Maykel e o Jean ficamos horrorizados com tamanha crueldade. E resolvemos tomar providências! Chamamos a guarda, a polícia e o diabo a quatro. Mas, infelizmente nós estamos esperando as viaturas até hoje. (?)
A polícia e até mesmo o delegado são OBRIGADOS a te atender, caso contrário vc pode levar a denúncia ao ministério público. Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais)
Durante dois dias ficamos insistindo, ligando de um lugar pra outro. Mas, descobrimos da pior forma que eles não oferecem ajuda para esse tipo de “problema!”
Acredito que o cavalo não tenha salvação, devido suas péssimas condições Eu ficaria feliz em ver o dono do animal preso, e/ou gostaria de ficar sabendo que o animal foi sacrificado. Ele não consegue neeeem andar direito, estava sem água, e o unico alimento disponível é o pasto. E todos nós sabemos que eles precisam de uma ração balanceada.
Assim que eu tirei a fotografia, desabei em lágrimas. Porque é impressionante como o ser humano é PODRE! E é lamentável não oferecer assistência para alguém que NÃO TEM como gritar por socorro.
Por isso, eu estou recorrendo a vocês. Se a gente se mobilizar com a cena, talvez agora alguém nos dê atenção.
E mais uma vez, muito obrigada!
@travadinha