Falar sobre Cultura em Foz do Iguaçu se tornou uma utopia. Cultura não faz parte do roteiro da cidade com toda certeza.
Há anos que não ocorre alguma movimentação cultural. Apenas lutas sem conquistas de grupos como a UPE (união paranaense dos estudantes) e a UJS (união jovem socialista), que lutam para criar a semana cultural na cidade e em todo o Paraná. A Fundação Cultural de Foz esqueceu totalmente da suas funções.
Mas, os valores culturais não serão simples de serem apagadas. É mais do que necessário, é essencial cultura para a sociedade iguaçuense, sendo uma sociedade de mais de sessenta etnias, uma mistura ampla de raça e religião, e tendo sua base de tríplice fronteira quebrada.
Cultura traz conscientização para os jovens, traz esperança e conhecimento. A cobrança dos estudantes não só de Foz do Iguaçu, mas, de todo o Paraná é a criação de uma emenda que faz com que cultura se torne LEI para todos.
Trecho de artigo de Yan Ygor Kramer de Jesus (Yan Califa). A íntegra AQUI
Siga o blog no twitter
1º- É alentador quando se ve um jovem como o Igor preocupar-se com a cultura em nossa sociedade. Oxalá essa preocupação, extenda-se aos demais jovens.
2º- De fato, Igor, é uma sociedade com mais de 60 etnias que em 2014, completará 100 anos. 100 cultura.
3º- Lamentavelmente, com excessão da professora Rosicler, a cultura da nossa cidade sempre esteve entregue nas mãos de um bando de analfabetos, ignorantes e uma diretoria, a atual, suspeita. Veja a história do roubo do dinheiro da Fartal, acondicionado numa caixa de sapatos. Por aí, já se mede a preocupação dos encarregados da cultura de FI.
4º- Fazem da cultura, uma extensão do braço político, como se cultura pudesse ser dirigida por um bando de incultos, preenchendo seus cargos por gente totalmente incapaz, que nem gibi teve a capacidade ler, a grande maioria com formação primária, o que é uma lástima. Nem na era stalinista foi assim, mas aqui, na cidade amaldiçoada pelos jesuitas, tudo é possível.
5º- Há excessões, poucas, ,porém há.
6º- Fico muito feliz e esperançoso em ver um jovem como o Igor, tentando enxergar a cultura num município com horizonte infinito como FI. Porém, não desanime Igor.
6º- Muito obrigado pelos seus arrazoados e desculpe a carona. Seu artigo, sem dúvida, é benvindo e alvissareiro.
Esse amigo esta por fora, deve ser novato no ramo, nada pode ser enfiado goela abaixo ao cidadao, Ley? Ja existe aos montes… legislacao que incentiva a cultura, eu mesmo, semanas atras vi promocao cultural de Teatro ali em Foz, no Teatro Barracao. Alem do mais acontecem em Foz Congressos, Grupos de Discussao, na Faculdade Dinamica encerrou ontem encontro de Jornalistas, o mesmo tà se achando que por formadinho, todo mundo deve gostar de participar em coisas que nao interessam muito…Poe o pè no chao, nao è assim que se avaliam as coisas menino…..
CULTURA!!!
OPS, JÁ ESTÁ HAVENDO DISCUSSÃO. E ISTO É MUITO IMPORTANTE. ESPERO QUE OUTROS INTERNAUTAS INTERAJAM NO BLOG.
AÍ, IGOR, SE ERA ISSO QUE VOCÊ QUERIA, JÁ ESTÁ ATINGINDO O SEU OBJETIVO!
VAI LÁ, GAROTO, TEM O MEU APOIO!!