do site de João Arruda
As novas lideranças e militantes da JPMDB (Juventude do PMDB) defenderam, no 1º Congresso Estadual promovido no início do mês em Paranavaí, no Noroeste do Paraná, um novo pacto federativo dos municípios com a União.
A proposta tem como meta promover outra divisão dos recursos públicos, privilegiando os repasses aos municípios do Paraná e do Brasil.
A Carta de Paranavaí contém um conjunto de metas e projetos, resumindo os debates e propostas do Congresso.
O documento defende ainda a formação de novos quadros políticos no Estado, para a composição e o fortalecimento dos movimentos sociais, estudantis, feminino e comunitário, com base na democracia participativa.
Candidaturas e alianças
O surgimento e a ascensão de novas lideranças políticas e partidárias precisam ser respaldados por candidaturas próprias do PMDB nos principais colégios eleitorais do Estado.
O 1º Congresso Estadual da JPMDB estabeleceu como diretriz a opção preferencial pela juventude e pelo trabalho social desenvolvido nos municípios.
Para as eleições de outubro próximo, a JPMDB apoia alianças do PMDB com partidos progressistas “que venham a somar no projeto de desenvolvimento do estado”.
A Carta de Paranavaí destaca informa que a Juventude do PMDB não vai aceitar alianças para privilegiar os interesses pessoais “deste ou daquele companheiro. Em primeiro lugar os interesses do povo”.
CPI da Privataria
O Congresso definiu ainda que jovens do PMDB defendem e apoiam a instalação da CPI da Privataria Tucana, processo responsável por lesar o Brasil e o Paraná.
A investigação, segundo o documento, deve ter como base livro “A Privataria Tucana”, do jornalista mineiro Amaury Ribeiro Jr., que apresenta documentos e indícios de um esquema bilionário de fraudes no processo de privatização de estatais na década de 1990.
Neste período, durante o governo FHC, José Serra (PSDB) era o ministro do Planejamento, gestor do processo.
O Congresso, coordenado pelo presidente da JPMDB-PR Zeca Melo, o deputado federal e secretário-geral do PMDB-PR, João Arruda, defendeu o lançamento de candidaturas jovens do PMDB nas eleições de outubro próximo.
O evento (foto), contou ainda com participação do prefeito Rogério Lorenzetti, dos deputados estaduais Anibelli Neto e Teruo Kato e lideranças jovens de todo o Paraná.
Clique AQUI para ler a íntegra da carta
Deixe um comentário