Arquivos

Categorias

Caranguejo em risco

Caranguejo em risco Paraná é o único estado do Brasil que não tem período de defesa de reprodução do caranguejo. Durante vários meses, a captura é proibida, mas é liberada entre 1º de dezembro e 14 de março, justamente no período de reprodução, quando os caranguejos saem em massa das tocas para o acasalamento, a chamada andada ou corrida do caranguejo, e ficam mais vulneráveis.

Paraná é o único estado do Brasil que não tem período de defesa de reprodução do caranguejo. Durante vários meses, a captura é proibida, mas é liberada entre 1º de dezembro e 14 de março, justamente no período de reprodução, quando os caranguejos saem em massa das tocas para o acasalamento, a chamada andada ou corrida do caranguejo, e ficam mais vulneráveis.

Pesquisadores levantam dados sobre as consequências ao longo do tempo da falta de proteção legal. Uma delas é a redução no tamanho ano após ano. A situação coloca em risco a espécie, toda a cadeia alimentar e ambiental e as populações que vivem da sua pesca. Pensando nisso, surge um movimento no estado para mudar a data de proteção.

Anúncios