O secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, entregou mais duas unidades de saúde em Cascavel e Corbélia. As duas novas unidades representam um marco para a rede de saúde das duas cidades. “Investindo na base do sistema, melhoramos significativamente os indicadores de saúde da população. Isso acontece porque é na unidade básica que se oferece os serviços de prevenção e controle de doenças”, disse Caputo Neto.
Em Corbélia, a unidade de saúde no Residencial Berthé vai atender 3,6 mil moradores de seis bairros. Além de viabilizar a obra, com R$ 600 mil, o Estado também repassou R$ 115 mil para compra de mobiliário e equipamentos. “Não basta apenas erguer paredes e construir prédios. É preciso equipar e também garantir a capacitação dos profissionais de saúde, pois são eles que fazem a diferença no dia-a-dia”, ressaltou Caputo Neto.
A unidade conta com consultórios médicos, de enfermagem e odontológicos, sala de curativos, sala de inalação, copa, recepção, sala de reuniões, sala de agentes comunitários e diversos outros setores. “Esta região era coberta por uma unidade que funcionava em um prédio alugado. Com a conclusão da obra e a transferência dos serviços para cá, todos saíram ganhando, tanto os profissionais de saúde quanto os moradores estão muito satisfeitos com a nova estrutura”, disse o prefeito de Corbélia, Giovani Miguel Wolf Hnatuw.
“Estamos no caminho certo. Em parceria com o Estado, temos investido no cuidado com a saúde, que é diferente de apenas tratar da doença. Todos sabem, mas não custa repetir que a prevenção é sempre a melhor alternativa”.
Já em Cascavel, a nova unidade fica no bairro Pioneiros Catarinenses e atenderá 7,8 mil moradores da região sul da cidade. O serviço vai atender das 7h às 19h. O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, disse que o horário de atendimento facilita a vida de quem trabalha durante o dia e não tem tempo para buscar a unidade de saúde em horário comercial.
“Temos um plano para a saúde que ultrapassa 2020. Trata-se de um conjunto de ações para fortalecer cada vez mais a base do sistema, não esquecendo também da rede hospitalar, que também precisa ser ampliada. Para isso, contamos com o apoio do Governo do Estado e do governo federal”, disse Paranhos.
Deixe um comentário