O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, cumpriu agenda na Lapa, Região Metropolitana de Curitiba, na última sexta-feira (7). No final da tarde, ele entregou um novo veículo para dar suporte às ações de saúde da prefeitura. Em seguida, acompanhou o andamento das obras de reforma e ampliação do Hospital Regional da Lapa São Sebastião, que estão em fase final de conclusão e nos próximos dias vão permitir a abertura de novos leitos.
Caputo Neto visitou ainda as quatro unidades básicas de saúde que passaram a atender em horário estendido, até as 21 horas. “Vemos que a Lapa tem um sistema de saúde bem estruturado e vamos trabalhar em conjunto para ampliar ainda mais esta rede de serviços. Muito em breve teremos novidades em relação ao mutirão de cirurgias eletivas e ao novo centro de diagnóstico, que terá o apoio do Estado”, revelou.
Com horário estendido, as unidades de saúde ficam abertas para atender principalmente aquelas pessoas que trabalham durante o dia e não têm tempo de cuidar da saúde. “Com a mudança, conseguimos ampliar nossa capacidade de atendimento em quase 120 consultas médicas por dia. Isso sem falar nas consultas de odontologia e nos demais atendimentos, como vacinas, curativos e distribuição de medicamentos”, declarou o secretário de saúde da Lapa, Ruy Wiedmer.
Para a vendedora Luciana Menezes, a possibilidade de marcar consultas à noite facilita bastante a sua vida. “Hoje em dia fica difícil perder um dia de trabalho para fazer uma consulta. Quando sentia algo mais leve, nem vinha no postinho para não desfalcar a equipe no serviço”, disse a moradora.
Acompanhado do prefeito Paulo Furiati, Caputo Neto visitou também a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, referência de atendimento em urgência e emergência. Atendendo a uma reivindicação da equipe médica, a estrutura receberá novos equipamentos da Secretaria de Estado da Saúde.
“A parceria com o Governo do Estado vai possibilitar que nossa rede de saúde tenha um grande salto de qualidade. Nunca um governo deu tanta atenção à nossa cidade. Prova disso são os investimentos que estão sendo feitos para melhorar a retaguarda de atendimento da nossa população”, destacou o prefeito.
Nesta semana, o Estado oficializa o repasse de R$ 240 mil para o fundo municipal de saúde. O recurso será utilizado para reforçar a frota de veículos destinados ao transporte de pacientes. Podem ser adquiridas ambulâncias, vans, carros pequenos e até micro-ônibus, dependendo da necessidade do município.
Deixe um comentário