A vereadora Maria Letícia (PV) destacou nesta terça-feira (14), a abertura da Campanha de Planejamento Familiar que será realizada nesta quarta-feira (15) na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) com a realização do simpósio sobre a conscientização à saúde sexual e reprodutiva da população. “A saúde sexual e reprodutiva vai além da ausência de doença ou enfermidade, serve para que a pessoa possa ter uma vida sexual segura e satisfatória, tendo autonomia para se reproduzir e a liberdade de decidir sobre quando e quantas vezes deve fazê-lo”, explica Maria Leticia.
Entidades
A Campanha de Planejamento Familiar ocorre por iniciativa da vereadora Dona Lourdes (PSB), com o apoio da vereadora Maria Leticia. Estarão presentes no simpósio: a superintendente de Gestão em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Tânia Mara dos Santos Pires; a superintendente do Hospital de Clínicas (HC), Claudete Reggiani; o gerente de Ensino e Pesquisa do HC, Rosires Andrade; e o chefe do serviço de Obstetrícia do Hospital Evangélico, Marcelo Guimarães e diversas outras entidades que foram convidadas, como os conselhos municipais e estadual de Saúde, representantes de hospitais e da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).A abertura começa às 14 horas – no auditório do Anexo II.
Semana
A vereadora Maria Leticia, presidente da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte, apresentou um Projeto de lei já em tramitação na Câmara de Curitiba, que pretende dedicar oficialmente a segunda semana do mês de agosto a atividades locais de conscientização sobre a saúde sexual e reprodutiva.
“A ideia é que a semana traga palestras, debates, oficinas e outras ações educativas sobre o planejamento familiar”, adianta Maria Leticia.
A proposição já foi aprovada em todas comissões, faltando apenas o de parecer do colegiado de Constituição e Justiça (CCJ). Com informações da Câmara municipal.
Especialista
Também estará presente na abertura de amanhã (15), o médico Reitan Ribeiro, chefe de um grupo de médicos do Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba, que desenvolveu uma técnica avançada de cirurgia que pode aumentar a fertilidade de mulheres vítimas de câncer na região uterina. Em condições normais, sem o procedimento, as mulheres ficavam estéreis, depois de passarem pelo tratamento de radioterapia. “Agora, podem planejar uma gravidez, após vencerem a doença”, ressalta o Doutor Reitan Ribeiro.
Deixe um comentário