Do Blog da Joice:
Na semana que vem, a Câmara Municipal de Maringá vai discutir o projeto de lei que quer aumentar o número de vereadores no município.
A proposta foi apresentada pelo vereador John Alves, do PMDB, que defende o aumento para 21 cadeiras no legislativo municipal – atualmente são 15.
O projeto precisa de aprovação de dez vereadores.
A votação está marcada para a próxima terça-feira.
Para que aumentar o número de vereadores? Os que já existem não fazem (quase) nada. Para que jogar fora dinheiro dos munícipes? Convém lembrar que em muitos países da Europa não existem vereadores. Existe um conselho municipal, cujos membros se reúnem poucas vezes ao ano, e não recebem um tostão por isso. Vereador é coisa de país subdesenvolvido. Uma sinecura, como diria um amigo meu. Já é hora de o Brasil modernizar suas instituições políticas, como sétima economia mundial.
Valeu Nogueira, é isso mesmo.
Aproveitando o gancho do seu comentário, muito pertinente por sinal, acrescentaria que, se de fato existe interesse em legislar a favor do povo, como todos os candidatos dizem, que os vereadores, cujo mandato não implica em afastar-se do seu reduto eleitoral, que os mesmos exerçam o cargo gratuitamente.
Aí sim, seria uma prova de cidadania e amor ao povo da cidade que eles dizem trer e se propõe a representar.
Com certeza o número de candidatos, reduzir-se-ia drásticamente. Verdadeira prova dos nove.