Arquivos

Categorias

Câmara Municipal de Curitiba aprova moção de repúdio contra Arthur do Val

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou nesta segunda-feira (07), por unanimidade, uma moção de protesto da vereadora Professora Josete (PT) contra o deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP)
Professora Josete (PT) apresentou moção de protesto contra Arthur do Val

Autora da proposição, Professora Josete (PT) defende que as declarações de Arthur do Val são inaceitáveis e revoltantes

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou nesta segunda-feira (07), por unanimidade, uma moção de protesto da vereadora Professora Josete (PT) contra o deputado estadual paulista Arthur do Val (Podemos), que neste fim de semana teve áudios divulgados onde diz que refugiadas ucranianas “são fáceis porque são pobres”.

Autora da proposição, Josete defende que as declarações de Arthur do Val são inaceitáveis e revoltantes, ainda mais em março, mês marcado pelo Dia Internacional da Mulher. “Para quem escutou os áudios as palavras são revoltantes. Além do machismo e do sexismo impregnado nestas falas há uma falta de humanidade completa diante de um cenário de guerra e de fome”, disse Josete na defesa da moção.

Anúncios

Segundo a vereadora, comportamentos como o de Arthur do Val mostram como mulheres ainda precisam lutar para vencer este tipo de desrespeito. “Temos que avançar muito ainda, superando toda essa ação que infelizmente não é incomum. Este tipo de comentário ainda é muito comum na nossa sociedade e, infelizmente, valorizado por muitos homens”, disse a petista.

Josete lembrou ainda que a violência não se dá apenas por agressões físicas, mas também por palavras. “Agride não só as mulheres ucranianas, mas as brasileiras também”, ressaltou. Ela foi acompanhada em sua moção com aparte de vereadoras de outros partidos.

Anúncios

“Acho tão babaca a atitude deste cara, ainda mais vindo de um parlamentar. É a prova de que o machismo impera em nossa sociedade. Preicamos refletir sobre esta questão e valorizar o papel das mulheres na sociedade”, expressou Noêmia Rocha (MDB).

“Foram inaceitáveis e repugnantes. Faltam adjetivos para as palavras proferidas por esse deputado”, completou Indiara Barbosa (Novo).

Anúncios

Arthur do Val se desculpa por áudios sobre ucranianas

O deputado estadual Arthur do Val se desculpou sobre o conteúdo dos áudios em que ele fala que as refugiadas ucranianas “são fáceis porque são pobres”.

Ele foi para a Ucrânia no início da semana para, segundo ele, “ver o que está acontecendo ‘in loco’”, durante a invasão do país pelas forças russas, lideradas pelo presidente Vladimir Putin.

Anúncios

“Foi errado o que falei, não é isso que eu penso. O que falei foi um erro num momento de empolgação. Pelo amor de Deus, gente, a impressão que está passando é que cheguei lá e tinha um monte de gente e falei ‘quem quer vir comigo aqui que eu vou comprar alguma coisa?’. Não é isso, nem poderia. Inclusive nos áudios, de modo jocoso, informal, falo que não tive tempo de fazer absolutamente nada. Nem tempo para tomar banho, estou há três dias sem banho”, disse do Val em entrevista.