Começa nesta terça-feira (29) a votação do Plano Nacional de Educação (PNE) na comissão especial destinada a analisar a proposta. O parecer foi elaborado pelo deputado federal Ângelo Vanhoni (PT-PR), depois de realizar dezenas de audiências públicas em todo o país.
Um dos pontos altos do relatório, segundo o parlamentar, é a previsão de 8% do Produto Interno Bruto (PIB) — a soma de todas as riquezas produzidas no país — para a Educação em investimentos totais.De acordo com o relator, na lei, que começará a tramitar imediatamente na Câmara, estão previstos 7,5% do PIB mais 0,5% de investimentos indiretos por meio de parcerias com entidades como SESI, SENAI, SENAC e outras entidades filantrópicas.
O PIB brasileiro de 2011 foi de R$ 4,1 trilhões. Para este ano, a governo estima crescimento entre 4% e 4,5%. Ou seja, o PIB de 2012 poderá chegar próximo a R$ 5 trilhões.
Em análise na Câmara desde o final de 2010, o texto define diretrizes para a educação na próxima década em todos os níveis de ensino. A previsão é que a votação prossiga até 13 de junho.
Com informações da Agência Câmara.
Deixe um comentário