As calçadas de Curitiba figuram no topo do ranking das melhores do país em estudo que avaliou as condições dos equipamentos em 12 capitais brasileiras. Entre os conceitos de 0 a 10, Curitiba tirou nota 6,83 e figura na terceira colocação, atrás apenas de Fortaleza (7,60) e Belo Horizonte (7,05).
“Curitiba avança quando assunto é calçada. Neste momento, estamos construindo 96 quilômetros de novas calçadas e vamos fazer mais 160 quilômetros até o final do ano. Nos últimos anos, já construímos 400 quilômetros de novas calçadas”, disse o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci. O prefeito destaca ainda que no Anel Viário, conjunto de 23 ruas que cruzam oito bairros, já recebeu 25 quilômetros de calçadas e outros 25 quilômetros estão em execução.
“As novas calçadas têm rampas de acesso, jardins, iluminação especial dirigida aos pedestres, paisagismo e na sua maioria, pista tátil”, disse Luciano Ducci.
O estudo – feito pelo Mobilize, portal sobre mobilidade urbana sustentável – observou itens como irregularidades no piso, largura mínima (1,20), rampas, iluminação, sinalização, paisagismo, degraus e obstáculos que dificultam a circulação: postes, telefones públicos, lixeiras, bancas de ambulantes e de jornais, entulhos.
Deixe um comentário