A trajetória do deputado Caíto Quintana, líder da bancada do PMDB, é o destaque desta semana do “Café com Política”, programa que vai ao ar às 18h30 desta terça-feira (11) pela TV Sinal, a emissora oficial da Assembleia Legislativa do Paraná. Caíto Quintana conversou com a jornalista Fernanda Martins sobre sua origem e dos nove mandatos públicos – um como vereador de Planalto e oito consecutivos no Poder Legislativo do Estado.
Natural de Santo Augusto, no Rio Grande do Sul, Caíto Quintana chegou com a família ao Paraná, em meados de 1966, e foi morar em Planalto, no Sudoeste do Estado. Casado com Lindomar Solange Stadler Quintana, o líder do PMDB conquistou o primeiro mandato como deputado estadual em 1982.
Durante a gravação do programa, de aproximadamente 45 minutos, Caíto falou sobre política, regionalismo, sua paixão pela cultura e tradição gaúcha, esporte e sobre os grandes momentos vividos na Assembleia Legislativa. “Apesar de termos perdido a votação, aquela sessão histórica de 2001, em defesa da Copel, foi a mais importante que participei nestes oito mandatos como deputado estadual”, destacou.
TEMAS ATUAIS – Caíto também falou sobre o projeto de reforma política que está em discussão no Congresso Nacional e a importância de ter um paranaense na direção da Itaipu Binacional. “Para nós, do Paraná, é fundamental ter um paranaense na Itaipu. A nomeação do Jorge Samek pelo presidente Lula colocou fim a tradição da Itaipu de ter dirigentes de outros estados”, disse.
Outro destaque abordado por Fernanda Martins, durante o programa, são as obras editadas por Caíto Quintana. O deputado já lançou quatro livros falando sobre temas de grande relevância em determinados momentos, como a construção da ferrovia da produção – antes da Ferroeste – e sobre a dívida externa brasileira.
Caíto Quintana encerrou a gravação declamando um trecho do poema “Galo de Rinha”, do tradicionalista gaúcho Jaime Caetano Braw.
Serviço:
O “Café com Política” com Caíto Quintana vai ao ar às 18h30 desta terça-feira (11)
O programa terá reprises em diferentes horários no próximo final de semana
A TV Sinal pode ser assistida também pela internet, na página da Assembleia Legislativa (www.alep.pr.gov.br)
Deixe um comentário