Arquivos

Categorias

Caíto pede participação da sociedade para melhorar a segurança do Paraná

“Segurança pública é dever do Estado, mas não pode ser vista, única e exclusivamente, como sendo feita pelas polícias Civil e Militar”. A declaração é do líder do PMDB, deputado Caíto Quintana, ao comentar na Tribuna da Assembleia nesta segunda-feira (28), sobre a votação do projeto orçamentário do Governo do Estado, que aumenta de R$ 5,3 bilhões para R$ 9,9 bilhões os investimentos no setor em 2012.

“Segurança é uma participação da sociedade na busca da paz que necessita ter na convivência com os demais membros”, destacou. Caíto Quintana frisou que é necessário as pessoas utilizarem os meios de cooperação, como disque-denúncia, sites e e-mails que possibilitam comunicar fatos, crimes e apontar pistas de forma anônima.

“Enquanto a sociedade não estiver conscientizada e denunciando as pessoas que praticam crimes, a polícia terá muito mais dificuldade na investigação”, disse o líder do PMDB.

“A sociedade precisa se engajar. Para que isso aconteça, precisa de confiança na polícia que tem, para que essa polícia tenha o apoio e, todos juntos, possamos construir um espaço descente para morar”, completou.

A segurança pública, segundo o deputado, “é um problema visto por cada um de nós. Vejo campanhas, como esta feita pela Gazeta do Povo e RPC, ‘Paz sem Voz é Medo’ e percebo que a voz é a participação da sociedade na questão segurança”, completou.

TRABALHO CONJUNTO – Caíto também fez questão de frisar que a votação e aprovação do projeto e o aumento de recursos para a segurança pública é uma conquista de todos os parlamentares da Casa. “O orçamento do Estado é um conjunto de ações de governo trabalhado antecipadamente pela comissão de Orçamento da Assembleia”.

“Portanto, a questão segurança pública aqui na Assembleia não tem patrono, existe o conjunto dos 54 deputados, que ao apresentarem os dados que foram estudados e acatados pela Comissão”, concluiu Caíto Quintana.