Arquivos

Categorias

Caíto parabeniza as cooperativas no ano Internacional da Entidade

O Ano Internacional das Cooperativas ganhou destaque na Assembleia Legislativa, na sessão ordinária da última segunda-feira (25). O deputado Caíto Quintana, líder da bancada do PMDB, aproveitou o evento para prestar uma homenagem às cooperativas do Paraná.

“Quero enaltecer a importância desta data, deste ato que se pratica aqui na Assembleia, pelo reconhecimento do cooperativismo no nosso Estado do Paraná e saudá-los em nome dos demais deputados que compõem a nossa bancada. Somos em 13 nesta Casa e temos por formação histórica a defesa do cooperativismo”, disse Caíto.A homenagem ao cooperativismo foi proposta pelo peemedebista Teruo Kato, ex-prefeito de Paranavaí, no Noroeste do Paraná, região que abriga diversas cooperativas paranaenses.

União faz a força

Em seu discurso, Caíto Quintana lembrou que o Sudoeste do Paraná é composto de pequenas propriedades, muito fragilizadas pela menor dimensão econômica e produtiva. O deputado disse ainda que, isoladamente, esse tipo de agricultura sempre sofreu para poder fazer frente aos compradores maiores, estabelecidas em regiões que mais produziam.

“A voz de cada um desses produtores, isoladamente, representava muito pouco” afirmou. Para o deputado, o cooperativismo foi fundamental na formação das regiões oeste e sudoeste e do próprio Paraná. “São as famílias nos seus distritos que mantêm suas associações nas igrejas, escolas, futebol, nos grupos de idosos e associações que vivem num espírito associativo”.

“Mas faltava a cooperativa aí no meio, para poder fazer com que os fracos, unidos, se tornassem fortes. O cooperativismo trouxe isso e a realidade produtiva se modificou. O fortalecimento e as negociações se fazem em outro patamar, e isso tem ajudado significativamente o desenvolvimento do nosso Paraná”, explicou.

Cooperativismo

Caíto lembrou ainda que é da natureza humana viver em cooperativismo, em todos os setores sociais e produtivos. “A cooperativa não é nada mais do que isso, seja ela de pequenos agricultores, de crédito agrícola ou a Ocepar, que reúne as cooperativas. Não há como sobreviver isoladamente”.

“Em nome da Bancada do PMDB, quero cumprimentá-los por dirigirem com tanta ênfase, com tanta força e com tanta vontade o cooperativismo do Paraná, fazendo que sejamos referência cooperativista no Brasil. Parabéns pelos 40 anos e pela luta neste ano de 2012, que é o Ano Internacional do Cooperativismo”, concluiu.

Participaram da homenagem o presidente da Ocepar, João Paulo Kosloski, o presidente da Unicafes, Luiz Possamai, o secretário de Agricultura, Norberto Ortigara e vários diretores do cooperativismo paranaense.