Arquivos

Categorias

BRASIL REAGE A EXPANSIONISMO AMERICANO

Do Blog do Zé Dirceu:

A presença militar norte-americana na América Latina é uma ameaça não só à soberania de nossos países mas, também, aos governos eleitos democraticamente. Só na Colômbia, os Estados Unidos já ocupam três bases militares sob o guarda chuva do Plano Colômbia.

O Plano em que os EUA já despejaram mais de US$ 4 bilhões foi elaborado e executado a pretexto de combater o narcotráfico, mas, na prática, a presença militar norte-americana é para combater as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARCs).

Agora, o governo do presidente Álvaro Uribe propõe a instalação na Colômbia de mais três bases –  Malambo, Palanquero e Apiay. Sem dúvida, todas serão utilizadas para ameaçar e pressionar os governos populares da região que não respondem ou não atendem aos interesses norte-americanos no continente – os da Bolívia (Evo Morales), Equador (Rafael Correa) e Venezuela (Hugo Chávez).

Daí a reação forte e imediata dos governos venezuelano e equatoriano, que não tem outra opção a não ser se armar como medida preventiva e de auto-defesa. Por isso, também, é mais do que justa a reação contrária do Brasil à instalação de bases norte-americanas na Colômbia.

É uma reação que se justifica não apenas pelo caráter provocativo e ameaçador contra o Equador e a Venezuela, mas porque desencadeará uma corrida armamentista na região andina, aumentando a tensão já existente entre os três países (Colômbia, Equador e Venezuela).