O Brasil é ainda um país preconceituoso. A declaração é do presidente Lula (PT), ao ratificar a posse do desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR). Fonseca, que havia sido empossado em junho, é o primeiro deficiente visual juiz na história do país. "Existem muitas pessoas que enxergam bem, mas não têm a mesma capacidade de enxergar a verdade e a Justiça", declarou.
Lula não quiz falar com a imprensa. Um jornalista gritou ao fundo "uma palavrinha com a imprensa presidente" e arrancou risos de Lula e dos colegas de imprensa. O presidente disse que estava muito cansado da agenda, mas que falará pela manhã na saída do Hotel Bourbon, onde está hospedado. A solenidade marcou os 33 anos do TRT-PR e reuniu uma penca de autoridades de todas as esferas. O vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) foi o único político nativo a usar a palavra.
O presidente Lula tem toda razão. Nosso país infelizmente ainda é muito preconceituoso, as pessoas são acostumadas desde crianças a não respeitar as pessoas negras, as pessoas pobres, as pessoas com algum tipo de deficiência, os mais velhos e muitas outras coisas; esquecem de que na verdade todos somos iguais e algumas dessas pessoas tem, até mesmo, mais condição do que ela próprias. Esperamos que essa triste realidade mude, mas isso ainda leva muito tempo.