Arquivos

Categorias

Bolsonarista é preso por matar apoiador de Lula em discussão política em Mato Grosso

Mais um crime político. Desta vez, no estado de Mato Grosso. Benedito Cardoso dos Santos, de 42 anos, que defendia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi morto durante uma discussão política na quarta-feira (7 de setembro).

O autor confesso é Rafael Silva de Oliveira, de 24 anos, apoiador do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). Ele passou por audiência de custódia e a Justiça de Mato Grosso manteve a prisão preventiva.

Em depoimento, Rafael disse ter matado a golpes de faca e machado o colega de trabalho depois de uma discussão política. Conforme a polícia, o autor tentou decapitar a vítima e depois do crime ainda filmou o corpo.

O crime aconteceu em uma chácara em Agrovila, zona rural de Confresa (MT), cidade a 1.160 km da capital Cuiabá. A imprensa nacional publicou que os dois homens trabalhavam juntos no corte de lenha em uma propriedade e, na noite de 7 de setembro, discutiram sobre política.

Na decisão para a prisão preventiva, o juiz Carlos Eduardo Pinho Bezerra Mendes, da 3ª Vara de Porto Alegre do Norte, disse que “a intolerância não deve e não será admitida, sob pena de regredirmos aos tempos de barbárie”.

Ainda segundo o juiz, a sociedade brasileira se baseia em uma Estado Democrático de Direito, no qual o pluralismo político é um dos seus princípios fundamentais, isso torna ainda mais reprovável a conduta do autor do crime.

Morte de petista no Paraná

Em 9 de julho, o petista Marcelo Aloizio de Arruda, de 50 anos, foi morto a tiros pelo bolsonarista Jorge José da Rocha Guaranho, em Foz do Iguaçu (PR). O crime aconteceu enquanto Marcelo comemorava seu aniversário, um clube fechado.

Os dois não se conheciam, mas Guaranho entrou o carro no local gritando “Aqui é Bolsonaro” e atirou em Arruda, que morreu após ser socorrido. A Polícia Civil do Paraná concluiu inquérito dizendo que não houve motivação política para o crime e indiciou o autor por homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e causar perigo comum. Em 10 de agosto, foi preso e levado para penitenciária de São José dos Pinhais.