O blog Sopa Brasiguaia, editado pelo jornalista Guilherme Dreyer Wojciechowski, resgatou a história das Sete Quedas, gingantescas quedas de água no rio Paraná, na fronteira de Guaíra (Brasil) com Salto Del Guairá (Paraguay). O atrativo turístico desapareceu em 1982 com a formação do reservatório da Itaipu Binacional.
A iniciativa é uma alternativa para "manter viva a memória das Sete Quedas do Rio Paraná, cobertas por água em outubro de 1982", informa o site. O material, divulgado na edição de domingo (25), é a primeira parte do resgate, que será concluído na terça-feira (27).
"Através de relatos de brasileiros e paraguaios que presenciaram a morte dos maiores saltos do mundo (em volume d’água), bem como consultas a fontes bibliografias e jornalísticas, o objetivo desta saga é resgatar histórias esquecidas de um dos episódios mais tensos da fronteira entre Brasil e Paraguai". (Leia mais)
eu me lembro daquelas caixinhas de fosforo onde estampavam ponto turistico do parana na frente delas….sete quedas estava lá tambem assim como outros do estadõ…não tive o privilégio de ver ao vivo mas com certeza o rpogresso tão necessario tirou-nos a mim e outros mais ,a oportunidade de ver tamanha beleza.