O jornalista Josias de Souza, que hospeda seu blog no grupo Folha de S.Paulo, está de férias até o próximo dia 16 de janeiro de 2013. O objetivo, além do descanso, é se preparar para os novos tempos de ‘controle social’ da mídia brasileira.
Josias informa que vem sendo alvo de e-mails assinados pelo “Fiscal da Imprensa Golpista” alertando para o inetivável: “Você não perde por esperar.” Tudo, segundo o jornalista, motivado por posts que estariam “(…) dinamitando a autoestima de pessoas valorosas. Gente que lutou pela democracia e está mudando a cara do Brasil.”
O Boca Maldita se solidariza com o jornalista por defender a total liberdade de expressão na internet, em veículos impressos, rádio ou TV. Leia a íntegra da nota do Josias clicando no (mais… )
Em férias, blog se prepara para ‘controle social’
O blog sai em férias nesta quinta-feira (27). Só volta no ano que vem, em 16 de janeiro. Nada a ver com descanso. Serão dias de desintoxicação. Há coisa de quatro meses, após o início do julgamento do mensalão, o repórter passou a receber insistentes e-mails de um leitor. Assina-se “Fiscal da Imprensa Golpista”. Queixa-se do teor das notícias. E anuncia para breve a instituição do “controle social da mídia”. Termina com um aviso invariável: “Você não perde por esperar.”
Na penúltima mensagem, enviada na véspera do Natal, o “fiscal” recomendou um “exame de consciência”. Anotou: “Você está dinamitando a autoestima de pessoas valorosas. Gente que lutou pela democracia e está mudando a cara do Brasil.” Longe do repórter querer destruir o apreço de quem quer que seja por si mesmo. Muito menos de representantes dessa espécie tão especial de brasileiros.
Vem daí que o signatário do blog decidiu preparar-se para os novos tempos do “controle social”. De saída, aproveitará os dias longe da faina para perscrutar os defeitos dos ministros do STF. Aquele senta-e-levanta do Joaquim Barbosa é muito suspeito. Não pode ser apenas dor na coluna. Marco Aurélio Mello, reparando bem, tem desvio no septo. Diz-se que o decano Celso de Mello teria um hálito tenebroso. E o Gilmar Mendes ostentaria uma seborreia pouco republicana.
É possível que o trabalho das férias não leve a nada. Paciência. Não será por falta de esforço nem por reexame da consciência. Restará ao repórter dizer aos seus 20 leitores (eram 22, mas o José Dirceu e o Delúbio Soares desistiram) que o descrédito desses revolucionários que estão “mudando a cara do Brasil” não é culpa sua. Quando o “fiscal” enviar outro e-mail, será apresentado a uma história que contam sobre Picasso.
Deu-se durante a ocupação de Paris. Um oficial alemão foi visitar Picasso em seu estúdio. Avistou na parede uma reprodução de Guernica, o quadro que mostra a destruição daquela cidade espanhola na guerra civil. “Foi o senhor que fez isso?”, perguntou o visitante. E Picasso: “Não, foram os senhores.” Quer dizer: os fatos, por incontroláveis, não estão sujeitos a controle.
– Em tempo: Como se sabe, blogs que se prezam são como delegacias. Funcionam ininterruptamente. Assim, enquanto procura pelos defeitos da turma do STF, o repórter passará por aqui diariamente para atualizar as manchetes dos jornais. Até a volta.
Deixe um comentário