O governador Beto Richa garantiu ontem ao deputado Reni Pereira que vai ampliar os recursos para área de saúde em Foz do Iguaçu. Beto Richa disse que a Secretaria Estadual de Saúde já planejou as ações necessárias de apoio á saúde de Foz. “O deputado Reni, já passou essa preocupação para nós”, declarou Richa. Reni Pereira expôs a situação do Hospital Municipal que atende a população de Foz, da região, e ainda do Paraguai e da Argentina. O governador anunciou ainda que Hospital Municipal vai receber mais recursos e investimentos para alta complexidade. “Para poder funcionar plenamente, o Hospital Municipal precisa dessa ajuda do governo”, esclarece Reni.
Para tentar solucionar os problemas, a Secretaria Estadual de Saúde, vai agilizar esses recursos, e para tornar mais ágil o repasse de recursos aos municípios, o governo encaminhará para a Assembleia Legislativa um projeto de lei alterando o modelo atual. A proposta prevê que a partir de 2013 os repasses serão feito “fundo a fundo” – ou seja, diretamente do Fundo Estadual da Saúde para os fundos municipais. Isso eliminará a necessidade de convênios e facilitará a aplicação das verbas em programas de saúde.
O orçamento da saúde do ano que vem terá um acréscimo de R$ 390 milhões, o que garantirá a compra de mais equipamentos e a implantação e ampliação de diversos programas nos municípios, como a Rede Mãe Paranaense, a Rede de Urgência e Emergência, o HospSUS (programa de apoio a hospitais públicos e filantrópicos), entre outros. “Em quatro anos serão mais de R$ 1,5 bilhão em recursos adicionais para os municípios”, destacou Richa.
Deixe um comentário