Arquivos

Categorias

Beto Richa quer ampliar parceria com estatal chinesa de energia elétrica

O governador Beto Richa encontrou, na manhã desta terça-feira (30) em Xangai,  o vice-presidente de Desenvolvimento Internacional, Chen Guoping, e outros executivos da estatal State Grid, para discutir os projetos de linhas de transmissão que a Copel e a empresa chinesa vão implantar no Brasil a partir de 2013.

Os lotes que  integram o sistema nacional de transmissão de energia,  reforçarão as condições de atendimento no Mato Grosso e, principalmente, interligarão em extra-alta tensão (500 mil volts) o pólo de geração formado por cinco usinas em construção ou previstas para a bacia do Rio Teles Pires ao Sudeste. A Copel constrói uma das hidrelétricas, a de Colíder, com 300 MW de potência.

O primeiro lote do empreendimento, que deverá demandar investimentos estimados em R$ 1,8 bilhão, é composto por três subestações nas cidades matogrossenses de Paranaíta, Cláudia e Paranatinga, mais 1.005 quilômetros de linhas de 500 mil volts para conectá-las. O segundo lote compreende empreendimentos nos estados do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

Entre as obras previstas estão a construção de uma subestação de 500 mil volts junto à hidrelétrica de Marimbondo e mais duas linhas de transmissão entre as subestações Ribeirãozinho e Rio Verde Norte (Goiás). O investimento deve chegar a R$ 900 milhões, conforme a Aneel.

Para executar os projetos, foram criadas duas sociedades de propósito específico (SPE): a Matrinchã Transmissora de Energia e a Guaraciaba Transmissora de Energia, cada qual responsável por um lote específico de obras. Nos dois casos, a participação da Copel é de 49% e 51% da State Grid.

Richa manifestou aos chineses o interesse do Estado em ampliar a parceria no setor elétrico. “A sociedade da Copel com a State Grid é muito significativa, pois é a maior empresa de transmissão de energia do mundo. A opção pelo consórcio com a Copel reforça a qualidade da companhia paranaense”, disse o governador. “Esperamos poder ampliar ainda mais esta parceria, inclusive em outras áreas além da transmissão”, conclui.